5 de setembro de 2020

Ação em rede do Grupo A TARDE, ITAPUÃCITY e mídias comunitárias monitora o coronavírus nos bairros

O isolamento social imposto pelo avanço do novo coronavírus é ainda mais urgente em bairros populosos de Salvador. Pensando em ampliar a voz de moradores e comerciantes destas regiões, o Grupo A TARDE fechou parcerias com nove sites de comunidades com o objetivo de criar uma rede comunicação para focar nas ações preventivas que estão sendo feitas nesses locais.

A lista atualmente conta com grandes nomes como Mussucity News, Portal Pau da Lima, Info Stella, ITAPUÃCITY, Boca do Rio Magazine, Paripe. Net, Informe Pirajá, Bairro da Paz News, Nosso Engenho e O Que Fazer no Nordeste.

Com mais de 600 mil habitantes, Cajazeiras é considerado o bairro mais populoso da capital baiana. Em regiões como esta, cuja quantidade de pessoas concentradas é ainda maior, o reforço do isolamento, além dos cuidados durante a quarenta precisam ser redobrados.

No entanto, segundo Eduardo da Luz, publicitário e coordenador do Fala Cajazeiras, a situação no bairro ainda está longe de ser a ideal, com muitas pessoas circulando pelas ruas e lotando supermercados e Casas Lotéricas. Outro ponto preocupante é a falta de água nas localidades de Boca da Mata e Cajazeiras 10, sem previsão para retorno.

Pela dimensão populacional que é Cajazeiras, está faltando um trabalho de conscientização por parte dos órgão competentes, lamentou o publicitário.

Por outro lado, Geane Coser, 39, diarista e cuidadora de idosos moradora de Águas Claras, outra região bastante populosa da capital baiana, afirma que o bairro ficou praticamente deserto após o isolamento. Ela, claro, é uma das primeiras a incentivar a quarentena, mesmo reconhecendo que está difícil manter as condições financeiras sem sair para trabalhar.

Geane Coser, 39, diarista e cuidadora de idosos

A TARDE dá voz aos bairros

Consciente de suas obrigações e preocupado em antecipar e contribuir para desaceleração da curva de contágio projetada pelos órgãos controladores, o Grupo A TARDE criou uma rede integrada entre portais locais de bairros da grande Salvador.

A ideia é provocar e conscientizar a população moradora desses bairros para que já se preparem e adotem as medidas necessárias, respeitando e entendendo todas as características de suas moradias.

A rede de sites integrados deverá fomentar o debate sobre as medidas preventivas para redução do contágio em bairros menos privilegiados, adotando protocolos reais e que se enquadram no perfil e cotidiano dessas famílias, além de dar luz aos relatos das famílias, empreendedores e comerciantes locais.