30 anos da Baleia de Itapuã são celebrados nesta quinta (19) com ação solidária

Redação

Moradores, nativos e admiradores da Baleia de Itapuã, uma das manifestações culturais mais marcantes do bairro, celebram na noite de hoje os 30 anos da tradição. O evento será realizado a partir das 18h00 na Casa da Música, que fica localizada no Parque Metropolitano do Abaeté, onde serão arrecadados alimentos não perecíveis para doação.

O manifesto popular surgiu no carnaval de 1987, através do morador João Loureiro, como um ativo para valorizar as festas de bairro. A partir disso, o carnaval de Itapuã ganhou novo significado. Estava lançada a Festa da Baleia que, em um carro alegórico, percorreu as ruas do bairro anunciando as atrações que aconteceriam no Carnaval.

A figura da baleia faz parte da história de Itapuã, onde por muito tempo foi essencial para a atividade econômica de toda a região, através da extração do seu óleo, que por sua vez era exportado para a Europa. Assim, do século XIX, até o início do XX, Itapuã, Rio Vermelho e Itaparica funcionaram como polos de dissecação.

baleia de itapuã

Next Post

Ato no Abaeté marcará o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa

Um ato no Parque Metropolitano do Abaeté, em Salvador, marcará a passagem do Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, neste sábado (21), a partir das 9 horas. A atividade reunirá representações de diversas religiões, em frente ao busto da yalorixá Gildásia dos Santos, a Mãe Gilda, considerada como um […]
mãe gilda