Acontece hoje o cortejo cultural pelas ruas de Itapuã

ITAPUÃCITY

O cortejo cultural “Um axé para Lua” ganha as ruas nesta quinta-feira, arrastando moradores e visitantes na terceira edição do “Itapuã canta Gonzagão – 100 anos do Rei do Baião”,  que homenageia o centenário de nascimento de Luiz Gonzaga, músico de grande contribuição para a música popular brasileira.

O evento é promovido pela Casa da Música, um espaço cultural da Secretaria de Cultura da Bahia localizado no bairro de Itapuã. A concentração será às  14h na Praça Dorival Caymmi, com saída prevista para as 16h.

O cortejo será dividido em três alas: Gonzagão, Januário e Gonzaguinha. As alas Gonzagão e Januário seguem o trajeto juntas, ao som do autêntico forró nordestino, enquanto a ala Gonzaguinha festeja ao som do samba.

Nas duas alas de forró, estarão tocando 23 sanfoneiros dos melhores da Bahia, formando a Orquestra Sanfônica. Os grupos se encontram na Praça Rumo do Vento, para uma parada musical, e reunidos partem em direção ao Largo do Abaeté.

Além da Orquestra Sanfônica, participarão do cortejo os seguintes grupos artísticos e escolas da comunidade de Itapuã: Zabumbeiros, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Orquestra de Pandeiros Itapuã, Orquestra de Pifes, Associação Bem Estar e Cultura Corporal (ABECC), Viva Maria, As Ganhadeiras de Itapuã, Grupo de Teatro Griô, Grupo Ereoatá, Grupo de Poetas, Ballet Florita, Escola Lagoa do Abaeté, Escola Malê Debalê, Escola do Pescador e Escola Rotary.

Às 19, será a abertura da exposição “De Lua pra todos nós” e, na sequência, começa o forró . A exposição mostram um pouco do universo de Gonzagão, por meio de obras que retratam o cotidiano que o artista vivenciou e influenciou o seu legado. São fotografias, esculturas e objetos do universo do povo sertanejo, peças cenográficas do espetáculo O vôo da asa branca”, inspiradona vida de Luiz Gonzaga, fazem parte do acervo.

SERVIÇO

 O que: 3° Itapuã Canta Gonzagão

Quando: 6 de dezembro, a partir das 14h

Onde: Casa da Música (Cortejo Cultural com concentração na Praça Dorival Caymmi)

Realização: Secult/BA

Entrada Gratuita

Fonte: Bahia Toda Hora

Next Post

Acontece hoje a noite ação solidária dos moradores de Itapuã

Participe!