Bem-te-vi no ninho

coluna-pense-nisso

Ao que tudo indica continuaremos a nos surpreender com a natureza e as alternativas encontradas por ela para sobreviver no contexto urbano ao qual estamos inseridos. Desta vez, a surpresa ficou por conta da família de bem-te-vis que vem construindo cuidadosamente um suntuoso ninho no poste situado exatamente na esquina da Rua da Ilha com a Rua Santa Luzia.

O local escolhido pelas aves fica numa área de intenso movimento onde está, inclusive, um ponto de ônibus. Por isso, é constante o barulho ensurdecedor de motores e buzinas de veículos, além do típico ruído das vias de grande movimento. No entanto, mesmo com toda essa carga de decibéis é possível ouvir nos momentos oportunos os agudos potentes e tão característicos desta espécie; esse canto soa como um grito de esperança, e ao mesmo tempo de alerta, no que diz respeito às questões ambientais. Certamente esse ninho estaria melhor acomodado em uma árvore, estas, porém, estão cada vez mais escassas e isso tem obrigado a natureza a improvisar.

Além do canto, outro atrativo que as aves criaram no local foi a beleza do contraste de cores. O preto acinzentado do poste ganhou um destaque amarelo esverdeado visto principalmente quando as aves estufam os peitos e batem freneticamente as asas sem saírem do lugar. Esta cena em meio a um dia intenso torna a rotina menos desgastante e a correria mais prazerosa.

Sem dúvidas, uma série de motivos levou essas aves a construírem seu ninho neste poste, e com certeza um deles foi a necessidade que nós cidadãos urbanos temos de observar a natureza e proporcionar a ela as condições para que se perpetue e permaneça exuberante em todas as suas formas, cores e sons.

Next Post

Jovens promovem segundo encontro em Itapuã buscando melhorias

Acontece neste sábado 09/11 o segundo encontro da Juventude Itapuãzeira, que será realizado na Casa da Música, em Itapuã, das 09h00 à 12h00. Nesta edição, o evento aproveitará o mês da Consciência Negra para promover um debate sobre segurança pública, dando ênfase ao aumento da violência contra jovens negros. A […]