9 de outubro de 2020

Benefícios do aipim

coluna-nutricao-e-saude

O aipim, também conhecido como macaxeira e mandioca, é uma raiz e compõe a mesa de diversas famílias  na Bahia e no nordeste.

O aipim é um alimento bastante nutritivo e é consumido na maioria das vezes na sua forma cozida ou frita, o que deve ser evitado, as frituras são grandes vilões para saúde. Rico em diversos nutrientes como carboidratos, fibras, ferro, cálcio e fósforo, além de vitaminas do complexo B e grande quantidade de potássio pode ser um excelente aliado no combate a fadiga e melhora do ritmo intestinal, e além disso pode ser consumido por pessoas celíacas (que tem intolerância ao glúten), já que não contém glúten.

Esse alimento se torna uma boa opção para substituir o pão francês no café da manhã e também pode ser utilizado no jantar, basta ser criativo e inventar novas preparações (apenas evite preparações gordurosas). Os principais  “acompanhantes” desse prato são ovos e carnes, lembre-se apenas de quando for utilizar ovos, prefira sempre cozidos ou mexidos sem óleo ou margarina, e quando optar por carnes prefira os cortes com pouca gordura e preparações sempre grelhadas.

O aipim é um alimento saudável e pode ser utilizado todos os dias, porém use com moderação, o equilíbrio é o segredo para uma vida saudável.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva