Cidadão Agente

coluna-pense-nissoEm seu discurso de posse, o ex-presidente dos Estados Unidos da América, John Kennedy, fez o seguinte pronunciamento: “Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer por seu país.” Com essas palavras, o chefe de Estado deixou claro o que esperava dos seus governados.

Por definição o verbete “cidadão” significa indivíduo no desempenho dos seus deveres com o Estado, mostrando com isso que um cidadão deve – ao invés de simplesmente reclamar da inoperância do poder público – tomar atitudes que transformem para melhor a realidade da sociedade.

Não são poucos os exemplos de pessoas que resolveram deixar a zona de conforto, arregaçar as mangas e agir em prol da coletividade. Projetos sociais, reformas de equipamentos públicos com recursos próprios dentre outras iniciativas são realizadas por aqueles que têm dentro de si a consciência de que algo precisa ser feito para melhorar o ambiente que vivemos e as pessoas que nos rodeiam.

Essas ações, mesmo sendo de grande valia, permanecem muitas vezes no anonimato, o que reforça a generosidade daqueles que as executam, pois, isso deixa claro que esses cidadãos agentes fazem o bem pura e simplesmente por quererem o melhor para a sociedade e não esperam nenhum tipo de recompensa (ou voto) por isso.

Mesmo que a maioria de nós não integre projetos ou ações de cunho social de grande porte, podemos colaborar com a construção de uma sociedade melhor através de pequenas ações. Não deixar lixo na praia ou em qualquer via pública, respeitar as leis de trânsito, as regras básicas de convivência e entender que o seu espaço termina aonde começa o espaço do próximo, são coisas simples que quando feitas transformam o nosso espaço em um ambiente mais saudável e bom para todos.

Next Post

Prefeito se pronuncia sobre comerciantes do Mercado de Itapuã

Comerciantes do mercado de Itapuã procuraram a mídia para falar do descaso da prefeitura – eles já se encontram há seis meses sem condições ideais de trabalho, desde que a prefeitura demoliu a construção por apresentar problemas estruturais. Por conta disso, ACM Neto, prefeito de Salvador, falou sobre o caso […]