25 de novembro de 2020

Daqui a 1 mês: Lavagem de Itapuã (13/02) terá Bohemia como cerveja oficial

Moradores e turistas já estão contando os dias para a chegada da Lavagem de Itapuã 2020, que acontece na quinta-feira 13/02, com programação que se complementa entre tradição, cultura e religiosidade.

Uma das festas populares mais antigas e tradicionais de Salvador, a Lavagem de Itapuã terá nesse ano o seu circuito padronizado pela Ambev, devido a parceria fechada com a Prefeitura, comercializando a Bohemia como cerveja oficial do evento.

Programação

Para quem quiser curtir o festejo desde o início, já pode chegar na concentração às 2h, na Praça do Tamarineiro, de onde sai o Bando Anunciador com sua fanfarra, que percorre as ruas de Itapuã avisando aos moradores que a festa está começando.

Chegando na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã por volta das 5h30, o Bando Anunciador aguarda a chegada da tradicional procissão “Mãetendo a Tradição“, mantida pelos filhos da saudosa Niçú, e juntamente com os nativos realizam a lavagem das escadarias da igreja.

Em seguida, o público segue para a Ladeira do Olossá, região próxima da Praça Dorival Caymmi, onde é servido gratuitamente o tradicional Café de Dona Niçú, mantido por Neinha, Celso e demais membros da família Niçú.

Enquanto as energias são recuperadas no café que se estende pela manhã, a comissão organizadora da Lavagem de Itapuã já prepara o cortejo oficial com baianas e alabês, que desfilam de Piatã até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, chegando para lavar as escadarias por volta das 12h00.

Com a saída do cortejo das baianas, é iniciada a programação dos bloquinhos e diversas manifestações culturais, que vão de rodas de capoeira, blocos afro e grupos de samba.

Trânsito

Com a interdição do trecho compreendido entre Piatã e Largo da Cira e na Avenida Dorival Caymmi, no período das 7h às 19h, os ônibus deverão realizar os seguintes itinerários: os veículos que circulariam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego, no sentido Centro, seguir pelo Viaduto Mário Andreazza, Av. Luiz Viana (Paralela), Av. Orlando Gomes, até alcançarem a Av. Octávio Mangabeira.

Já quem busca chegar a Itapuã, deve seguir pela Av. Octávio Mangabeira, retornar em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, prosseguindo pela Av. Octávio Mangabeira, Av. Orlando Gomes, Av. Luiz Viana (Av. Paralela), e Av. Dorival Caymmi. Das 7h às 19h, a rua Yemanjá terá sentido único de tráfego, entre o restaurante Habbib’s e o Condomínio Casa Blanca. No mesmo período, na avenida Octávio Mangabeira, haverá inversão do sentido de tráfego no trecho entre o Condomínio Casa Blanca e o restaurante Habib’s. Entre 0h e 19h, o estacionamento de veículos estará proibido no lado direito da Rua Yemanjá.

Também haverá proibição do tráfego das 7 às 19h na Av. Octávio Mangabeira, a partir da Rua Yemanjá; Praça da Sereia; Av. Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho; e na Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté. O tráfego e estacionamento de veículos estará proibido, das 19h do dia 21 até as 2h do dia 22, na Rua Aristides Milton; Praça Dorival Caymmi; Rua Genebaldo Figueiredo; Rua João do Peixe; e Rua Arnaldo Francelino. Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego, no sentido Centro, o Viaduto Mário Andreaza, Av. Luis Viana (Av. Paralela), Av. Orlando Gomes, e Av. Octávio Mangabeira.

Aqueles que irão acessar o bairro, terão como opção a Av. Octávio Mangabeira, retorno em frente à guarita de acesso ao Estacionamento Sol Park, Av. Octávio Mangabeira, Av. Orlando Gomes, Av. Luis Viana (Av. Paralela), e Av. Dorival Caymmi. Os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências, terão como opção de tráfego a Av. Dorival Caymmi; Rua Paulo Afonso Baqueiro; Ladeira do Mirante do Abaeté; Largo do Abaeté; e Ladeira do Abaeté. Já os provenientes da Rua Professor Souza Brito, com destino à Nova Brasília de Itapuã, terão como opção de tráfego a Ladeira do Abaeté; Largo do Abaeté; Ladeira do Mirante; Rua Paulo Afonso Baqueiro; e Av. Dorival Caymmi.

Barreiras de trânsito – Durante a festa, serão instaladas 22 barreiras. As barreiras fixas serão montadas a partir das 4h até as 19h. Já as barreiras móveis funcionarão entre as 7h e 19h.

Barreiras Fixas (BF):

BF 01 – Av. Octávio Mangabeira / Saída do Estacionamento do Casquinha de Siri
BF 02 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Aristóteles da Costa Leal
BF 03 – Av. Octávio Mangabeira / Rua João da Silva Rego
BF 04 – Av. Octávio Mangabeira / Pirambeba
BF 05 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Albacora
BF 06 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Sargento Renato Santos
BF 07 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Beiju Pira
BF 08 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Palame
BF 09 – Av. Dorival Caymmi / Rua Genebaldo Figueredo – Hiper Boi
BF 10 – Rua do Tamarineiro / Praça do Tamarineiro (antes da Coelba)
BF 11 – Rua do Tamarineiro / Ladeira do Abaeté
BF 12 – Rua Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi
BF 13 – Tv. Genebaldo Figueredo
BF 14 – Rua Genebaldo Figueredo / Tv. Genebaldo Figueredo
BF 15 – Rua Genebaldo Figueredo / Rua do Gravatá
BF 16 – Rua Aristides Milton / Rua João do Peixe (ao lado do Shopping Itapuã)
BF 17 – Rua Aristides Milton / Rotatória do Posto 12 (sentido Centro)

Barreiras Móveis (BM):

BM 01 – Av. Octávio Mangabeira (retorno para Av. Orlando Gomes – em frente ao Cond. Sol e Maré)
BM 02 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (após o Atacadão)
BM 03 – Rua Aristides Milton / Rotátoria do Posto 12 (em frente ao Hotel Luar de Itapuã)
BM 04 – Av. Dorival Caymmi (em frente ao 7º Centro de Saúde)
BM 05 – Av. Dorival Caymmi (2ª rotatória, sentido Itapuã)