Daqui a 1 mês: Lavagem de Itapuã (13/02) terá Bohemia como cerveja oficial

Redação

Moradores e turistas já estão contando os dias para a chegada da Lavagem de Itapuã 2020, que acontece na quinta-feira 13/02, com programação que se complementa entre tradição, cultura e religiosidade.

Uma das festas populares mais antigas e tradicionais de Salvador, a Lavagem de Itapuã terá nesse ano o seu circuito padronizado pela Ambev, devido a parceria fechada com a Prefeitura, comercializando a Bohemia como cerveja oficial do evento.

Programação

Para quem quiser curtir o festejo desde o início, já pode chegar na concentração às 2h, na Praça do Tamarineiro, de onde sai o Bando Anunciador com sua fanfarra, que percorre as ruas de Itapuã avisando aos moradores que a festa está começando.

Chegando na Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã por volta das 5h30, o Bando Anunciador aguarda a chegada da tradicional procissão “Mãetendo a Tradição“, mantida pelos filhos da saudosa Niçú, e juntamente com os nativos realizam a lavagem das escadarias da igreja.

Em seguida, o público segue para a Ladeira do Olossá, região próxima da Praça Dorival Caymmi, onde é servido gratuitamente o tradicional Café de Dona Niçú, mantido por Neinha, Celso e demais membros da família Niçú.

Enquanto as energias são recuperadas no café que se estende pela manhã, a comissão organizadora da Lavagem de Itapuã já prepara o cortejo oficial com baianas e alabês, que desfilam de Piatã até a Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, chegando para lavar as escadarias por volta das 12h00.

Com a saída do cortejo das baianas, é iniciada a programação dos bloquinhos e diversas manifestações culturais, que vão de rodas de capoeira, blocos afro e grupos de samba.

Trânsito

Com a interdição do trecho compreendido entre Piatã e Largo da Cira e na Avenida Dorival Caymmi, no período das 7h às 19h, os ônibus deverão realizar os seguintes itinerários: os veículos que circulariam pelo trecho interditado terão como opções de tráfego, no sentido Centro, seguir pelo Viaduto Mário Andreazza, Av. Luiz Viana (Paralela), Av. Orlando Gomes, até alcançarem a Av. Octávio Mangabeira.

Já quem busca chegar a Itapuã, deve seguir pela Av. Octávio Mangabeira, retornar em frente à guarita de acesso ao estacionamento Sol Park, prosseguindo pela Av. Octávio Mangabeira, Av. Orlando Gomes, Av. Luiz Viana (Av. Paralela), e Av. Dorival Caymmi. Das 7h às 19h, a rua Yemanjá terá sentido único de tráfego, entre o restaurante Habbib’s e o Condomínio Casa Blanca. No mesmo período, na avenida Octávio Mangabeira, haverá inversão do sentido de tráfego no trecho entre o Condomínio Casa Blanca e o restaurante Habib’s. Entre 0h e 19h, o estacionamento de veículos estará proibido no lado direito da Rua Yemanjá.

Também haverá proibição do tráfego das 7 às 19h na Av. Octávio Mangabeira, a partir da Rua Yemanjá; Praça da Sereia; Av. Dorival Caymmi, entre a Praça da Sereia e a Rua Clementino Heitor de Carvalho; e na Rua Aristides Milton, entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté. O tráfego e estacionamento de veículos estará proibido, das 19h do dia 21 até as 2h do dia 22, na Rua Aristides Milton; Praça Dorival Caymmi; Rua Genebaldo Figueiredo; Rua João do Peixe; e Rua Arnaldo Francelino. Os veículos que circulam pelo trecho interditado terão como opção de tráfego, no sentido Centro, o Viaduto Mário Andreaza, Av. Luis Viana (Av. Paralela), Av. Orlando Gomes, e Av. Octávio Mangabeira.

Aqueles que irão acessar o bairro, terão como opção a Av. Octávio Mangabeira, retorno em frente à guarita de acesso ao Estacionamento Sol Park, Av. Octávio Mangabeira, Av. Orlando Gomes, Av. Luis Viana (Av. Paralela), e Av. Dorival Caymmi. Os veículos com destino à Rua Professor Souza Brito, Jardim Encantamento, Loteamento Pedra do Sal, Alameda da Praia e adjacências, terão como opção de tráfego a Av. Dorival Caymmi; Rua Paulo Afonso Baqueiro; Ladeira do Mirante do Abaeté; Largo do Abaeté; e Ladeira do Abaeté. Já os provenientes da Rua Professor Souza Brito, com destino à Nova Brasília de Itapuã, terão como opção de tráfego a Ladeira do Abaeté; Largo do Abaeté; Ladeira do Mirante; Rua Paulo Afonso Baqueiro; e Av. Dorival Caymmi.

Barreiras de trânsito – Durante a festa, serão instaladas 22 barreiras. As barreiras fixas serão montadas a partir das 4h até as 19h. Já as barreiras móveis funcionarão entre as 7h e 19h.

Barreiras Fixas (BF):

BF 01 – Av. Octávio Mangabeira / Saída do Estacionamento do Casquinha de Siri
BF 02 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Aristóteles da Costa Leal
BF 03 – Av. Octávio Mangabeira / Rua João da Silva Rego
BF 04 – Av. Octávio Mangabeira / Pirambeba
BF 05 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Albacora
BF 06 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Sargento Renato Santos
BF 07 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Beiju Pira
BF 08 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Palame
BF 09 – Av. Dorival Caymmi / Rua Genebaldo Figueredo – Hiper Boi
BF 10 – Rua do Tamarineiro / Praça do Tamarineiro (antes da Coelba)
BF 11 – Rua do Tamarineiro / Ladeira do Abaeté
BF 12 – Rua Aristides Milton / Praça Dorival Caymmi
BF 13 – Tv. Genebaldo Figueredo
BF 14 – Rua Genebaldo Figueredo / Tv. Genebaldo Figueredo
BF 15 – Rua Genebaldo Figueredo / Rua do Gravatá
BF 16 – Rua Aristides Milton / Rua João do Peixe (ao lado do Shopping Itapuã)
BF 17 – Rua Aristides Milton / Rotatória do Posto 12 (sentido Centro)

Barreiras Móveis (BM):

BM 01 – Av. Octávio Mangabeira (retorno para Av. Orlando Gomes – em frente ao Cond. Sol e Maré)
BM 02 – Av. Octávio Mangabeira / Rua Yemanjá (após o Atacadão)
BM 03 – Rua Aristides Milton / Rotátoria do Posto 12 (em frente ao Hotel Luar de Itapuã)
BM 04 – Av. Dorival Caymmi (em frente ao 7º Centro de Saúde)
BM 05 – Av. Dorival Caymmi (2ª rotatória, sentido Itapuã)

Next Post

Destack Vidros inaugura nova loja com promoções na Av. Dorival Caymmi

Para quem quer construir ou reformar seu imóvel, agora pode contar com a mais nova unidade da Destack Vidros, localizada na Av. Dorival Caymmi, 1771, Itapuã. Neste mês de janeiro a loja conta com promoções especiais.