Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'itapuacity1.wp_ppress_meta_data' doesn't exist]
SELECT * FROM wp_ppress_meta_data WHERE meta_key = 'content_restrict_data'

Defensoria convoca audiência pública sobre construção da estação de esgoto no Abaeté

Defensoria convoca audiência pública sobre construção da estação de esgoto no Abaeté

Erro no banco de dados do WordPress: [Table 'itapuacity1.wp_ppress_meta_data' doesn't exist]
SELECT * FROM wp_ppress_meta_data WHERE meta_key = 'content_restrict_data'

Na próxima sexta-feira, 4 de setembro, às 9h, a Ouvidoria Cidadã da Defensoria Pública do Estado da Bahia – DPE/BA realiza, de forma on-line pela plataforma Google Meet, uma audiência pública em caráter de urgência para debater a construção de uma estação elevatória de esgoto na Lagoa do Abaeté, no bairro de Itapuã, em Salvador. O edital de convocação para a audiência pública foi divulgado no Diário Oficial da Defensoria no último sábado, 29 (veja aqui).

A construção dessa estação de esgoto tem sido motivo de reclamações por diversas entidades da região, que buscaram a Ouvidoria Cidadã para denunciar os riscos da implementação dessa obra, devido aos impactos ambientais que podem ocasionar na área.

As entidades da comunidade do Parque Metropolitano do Abaeté que procuraram a Ouvidoria estão as seguintes: o Fórum Permanente de Itapuã, a Câmara Técnica do Conselho Gestor da Área de Proteção Ambiental – APA do Abaeté, além das lideranças religiosas da Casa Ilê Axé Abassá de Ogum e do Terreiro São Jorge Filho da Goméia.

Reunião com moradores e comunidade do Abaeté

A decisão para a convocação desta audiência pública em caráter de urgência foi formulada durante reunião na última quinta-feira, 27, com moradores e entidades da comunidade do Abaeté, além de apoiadores da causa, como a Associação dos Moradores de Itapuã, o Instituto Búzios, o movimento Abaeté Viva, e as entidades anteriormente citadas que provocaram a Ouvidoria sobre a situação na região, dentre outras.

Segundo a ouvidora-geral da Defensoria, Sirlene Assis, este é um tema que Ouvidoria da DPE/BA está acompanhando de perto, por entender a importância da preservação e da revitalização da Lagoa do Abaeté.

“É um espaço sagrado, ancestral, com relação com a cultura, o turismo ambiental e as religiões de matriz africana, pois a Lagoa é um espaço de oferendas. As entidades inclusive já apresentam aos órgãos envolvidos um projeto alternativo para tratar o esgoto da região sem o mesmo risco de impacto ambiental e que é mais barato do que é a estação elevatória de esgoto”, afirma a ouvidora Sirlene Assis.

Responsáveis

A estação de esgoto está sendo feita pela Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado da Bahia (Conder) e pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento S.A (Embasa), com autorização do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema). Em junho, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Urbanismo (Sedur) de Salvador havia interditado a obra. Entretanto, segundo informações de moradores da região passadas a Ouvidoria da DPE/BA, a obra foi reiniciada.

Contato

Informações para a participação na audiência pública podem ser obtidas por mensagem de WhatsApp para o número (71) 98865-7100.

Deixe o seu comentário:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.