Devemos ter medo dos carboidratos?

Luan Lisboa

coluna-nutricao-e-saude

O carboidrato é um nutriente bastante abundante e distribuído na natureza, grande parte dos alimentos que consumimos no dia a dia apresenta essa substancia. Isso não é por acaso, o carboidrato é o nutriente que deve estar presente na nossa alimentação em maior quantidade do que todos outros, cerca de 60% da nossa ingestão calórica diária deve vim dos carboidratos, esse nutriente é fonte primária de energia para o organismo.

Mas por que então que grande parte das pessoas tem medo desse nutriente? Algumas pessoas chegam a limitar a sua ingestão a uma quantidade extremamente pequena na crença de que isso vai promover um emagrecimento mais eficaz. Isso é um erro bastante comum e pode promover efeitos como hipoglicemia (baixa de energia no sangue, chegando até proporcionar episódios de perda de consciência) e até mesmo aumento do apetite e um aumento da ingestão calórica no dia seguinte.

Os carboidratos têm que estar presente em todas as refeições do dia, o grande mal associado à ingestão de carboidratos esta relacionada ao excesso de sua ingestão e o consumo de fontes simples que podem promover o acúmulo de gordura. Alimentos como doces, biscoitos, refrigerantes são ricos em carboidratos simples que promove uma ação no organismo de “estocar” energia aumentando a quantidade de gordura corporal.

O consumo de alimentos como aipim, pães integrais, batata doce, arroz integral é uma excelente opção de fornecer carboidratos ao organismo sem o risco de engordar, se consumido na quantidade adequada (sem excessos). Para evitar o acúmulo de gorduras associados aos carboidratos não é necessário retirar esse nutriente da sua alimentação e sim substituir os de fontes simples (doces, balas, refrigerantes e açúcar) por fontes complexas (aipim, batata doce, pão integral e inhame), dessa forma você evita excessos e consequentemente o aumento de gordura.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Paraíso esquecido

A extensa faixa litorânea da cidade de Salvador é bastante privilegiada. Da Ribeira até Stella Maris encontramos uma infinidade de praias que fazem inveja a maioria das cidades brasileiras e até mesmo a outras tantas cidades do mundo. E em meio a tantas belas praias existem ainda aquelas que conseguem […]