Dia do Trabalho… sobretudo para a equipe da limpeza

Saulo Miguez

coluna-pense-nisso

O mês de maio chega trazendo um alento para aqueles que acordam todos os dias e vão em busca dos seus sustentos. O Dia do Trabalho, comemorado 01 de maio, é um reconhecimento ao trabalhador e nessa data este tem a despensa das suas obrigações profissionais e pode tirar o dia para relaxar.

Como é uma tradição soteropolitana nos feriados, as praias ficam lotadas e junto com o grande número de pessoas vem também a grande quantidade de lixo.

Ao caminharmos pela praia de Itapuã em 01/05/2013 avistávamos quantidade infinita de copos plásticos, latas, papéis e demais resíduos poluentes que contrastam com a paisagem e representam séria ameaça ao ecossistema marinho. E neste ponto nos deparamos com algo diretamente relacionado com o Dia do Trabalho: a manutenção do ofício dos pescadores.

A atividade pesqueira além de fonte de renda é também uma manifestação cultural do bairro. Ela ajuda a manter viva a História de Itapuã cantada por Caimmy e narrada nas lendas que circulam pela região, e isso está prestes a se perder. Como vem sendo dito neste espaço, é necessário haver mudanças em prol de um ambiente mais saudável nos aspectos social, ambiental e cultural.

A preservação das nossas praias irá refletir nesses três segmentos, uma vez que o ecossistema equilibrado propicia a atividade pesqueira e esta permite o sustento das famílias dos pescadores por meio desta atividade profissional e cultural.

Isso mostra que o copinho plástico deixado na areia muitas vezes de maneira inocente traz prejuízos maiores do que muitos de nós podemos imaginar. Não custa nada parar e pensar nisso.

Next Post

Itapuã City é destaque entre sites dos bairros de Salvador

A edição de hoje (8) do Jornal Massa teve um gostinho mais especial para a equipe do Itapuã City. Uma das principais matérias do jornal fala sobre o surgimento dos sites dos bairros de Salvador, e o site de Itapuã está entre os destaques. Confira abaixo a matéria: