Em Itapuã, mulheres são referência da cultura popular

Ganhadeiras de Itapuã é um grupo tradicional que conta com a participação de 17 mulheres (cantadeiras, ganhadeiras, lavadeiras) criado em março de 2004, no bairro de Itapuã com a participação de senhoras dos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Mariinha. O grupo desenvolve repertório de cantos, cantigas e sambas antigos, que embalaram sonhos enquanto amenizavam as dificuldades dos negros escravos e libertos, entre os séculos XVII e XIX, que dominaram o comércio varejista de muitas cidades brasileiras.

Seu principal objetivo é trazer à tona toda a riqueza da identidade cultural do bairro de Itapuã, em Salvador, proporcionando à comunidade, e aos visitantes, momentos de intensa alegria, fortalecendo a tradição das festas populares do bairro, e levando esta cultura para outros lugares do Brasil e do mundo.

Desde sua formação As Ganhadeiras de Itapuã recebeu diversos prêmios e reconhecimentos. Em 2015 elas venceram o 26° Prêmio da Música Brasileira na categoria Melhor Álbum Regional. O disco de estreia (que rendeu este prêmio), homônimo ao grupo, foi lançado em 2014 e teve o apoio financeiro do Fundo de Cultura da Bahia, gerido pela Secretaria Estadual de Cultura (SecultBA) e da Secretaria Estadual da Fazenda (Sefaz-BA).

Nas Olimpíadas do Rio 2016 As Ganhadeiras de Itapuã foram convidadas para mostrar um pouco da cultura popular da Bahia. Elas participaram das Olimpíadas em dois momentos, o primeiro dando boas-vindas ao Comitê Olímpico Internacional e na cerimônia de encerramento numa homenagem às mulheres rendeiras.

Mês da Cultura Popular – Durante o mês de agosto a Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) homenageia as manifestações populares do estado, com textos e vídeos que trazem ao público conhecimento das ricas e diversificadas expressões culturais do povo baiano. Para acessar todos os textos e vídeos do Mês da Cultura Popular clique no botão abaixo.

Fonte: Secult / Foto: Rosilda Cruz

Next Post

Praia de Itapuã vai contar com esquema de segurança especial no feriado

Os banhistas que decidirem curtir o feriado de 7 de Setembro, nesta quarta-feira, nas praias de Itapuã, vão contar com um esquema de segurança especial, promovido pela Coordenadoria de Salvamento Marítimo (Salvamar). Uma equipe de aproximadamente 100 homens atuarão das 8h às 17h na prevenção de afogamentos no trecho que […]