Encontros

Saulo Miguez

coluna-pense-nisso

A praia de Itapuã é cenário de muitos encontros. Lá se reúnem os peladeiros de finais de semana para jogarem o tradicional “baba”, famílias inteiras vão confraternizar e aproveitar o que a natureza tem a oferecer, surfistas das mais diversas modalidades vão descer e dropar as ondas que quebram no mar, enfim, muitos são os encontros nesse belo cenário.

Além das reuniões dos diferentes grupos, há também outro tipo de encontro; uma congregação de momentos históricos diferentes, como se passado e presente se reunisse em um ponto comum da linha histórica da vida. Algo que só se torna possível em lugares onde reina a magia.

Em uma mesma marola que rolava suave na superfície do mar, dois veículos representando dois momentos diferentes se cruzavam, e protagonizavam ali um encontro literalmente histórico. De um lado a tradicional canoa de pesca conduzida por homens que tiram do mar o sustento de cada dia, do outro uma moderna prancha de stand-up impulsionada por um surfista que provavelmente busca no mar a força para seguir na busca do seu sustento.

Ambas, canoa e prancha, são movidas graças a ação do remo; um instrumento milenar que funciona como a extensão do próprio remador, e faz com que a interação homem/natureza seja plena. Uma vez que para se vencer a inércia é necessário que aja interação direta com a água.

É bonito se ver que por mais urbanizada que estejam nossas vidas, ainda é possível presenciarmos cenas como estas capazes de nos fazer refletir sobre a nossa história, o nosso presente e – principalmente – a necessidade de nos relacionarmos de modo saudável com o meio ambiente.

Next Post

Sucom emite 111 multas e 301 notificações em Itapuã

Operação realizada na avenida Dorival Caymmi, em Itapuã, pela Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom), resultou na emissão de 111 multas e 301 notificações a estabelecimentos comerciais. As ações, iniciadas em agosto de 2012, são direcionadas às principais áreas comerciais da cidade. O objetivo […]