Entendendo os carboidratos

Luan Lisboa

coluna-nutricao-e-saude

Os carboidratos são nutrientes essenciais para alimentação, são biomoléculas mais abundantes na natureza. Existem muitas formas de se obter através da alimentação, alguns exemplos de  alimentos ricos em carboidratos são os pães, os cereais, o arroz e as massas. Esses alimentos são a base da alimentação e fornecem energia de forma muito eficiente para o organismo e, por isso, são muito importantes para uma alimentação saudável water park.

Os alimentos ricos em carboidratos podem ser classificados em simples ou complexos, de acordo com o seu grau de absorção, que pode ser analisado através da sua influência na glicemia (glicose sanguínea). Os carboidratos simples são rapidamente absorvidos e utilizados pelo organismo e são facilmente estocados em forma de gordura quando ingeridos em excesso.

Os alimentos ricos em carboidratos simples são os açúcares refinados, pão francês, refrigerantes, doces e etc. O excesso está relacionado ao diabetes, obesidade, hipertensão e outros problemas de saúde.

 Já os complexos têm uma digestão mais lenta e, por isso, chegam até o sangue de forma gradual. Eles são, em geral, mais ricos em vitaminas, ferro,  fibras, e minerais. Os alimentos ricos em carboidratos complexos são aipim, inhame, pão integral, arroz integral e etc. A ingestão desses alimentos está relacionada a um estilo de vida saudável e menores riscos de agravos à saúde.

Esses nutrientes devem fazer parte de uma alimentação saudável, sendo ingerido numa quantidade de 6 a 11 porções ao dia, é importante atentar-se ao tipo de carboidrato, dando preferência sempre para as fontes complexas evitando ao máximo os carboidratos simples.

Para um acompanhamento nutricional individualizado procure sempre a orientação de um Nutricionista, ele é o profissional mais adequado para melhorar a sua alimentação.

Para ficar ligado em mais dicas sobre Nutrição e Suplementação Esportiva curta: www.facebook.com/LuanNutricaoEsportiva

Next Post

Estudantes do colegio Rotary reividicam utilização da quadra poliesportiva

Os estudantes e professores do colégio estadual Rotary estão enfrentando dificuldades para usufruir da quadra poliesportiva, que é de uso compartilhado entre ambos. O Itapuãcity esteve no local nesta quarta-feira (24), e entrevistou alguns alunos e responsáveis pela administração do colégio para entender um pouco do problema. No segundo semestre […]