Escola Estadual Dona Jenny Gomes realiza a primeira edição do Natal Negro

Luan Moreno

Na última quarta-feira (06/12) foi realizada a primeira edição do “Natal Negro” da Escola Estadual Dona Jenny Gomes, localizada em Itapuã. O projeto é  organizado pela gestora da unidade, Geruza Araújo, e pelo professor de teatro, Marcos Paulo Nexter.

A ideia do projeto surgiu após sugestão do professor de elaborar um projeto referente à consciência negra, mas por conta do calendário apertado, foi sugerida uma junção dos projetos, que logo foi aceita.

O teatro e a dança são utilizados no projeto de maneira que os alunos sejam autores da própria arte. O espetáculo é fruto de uma releitura deste grande acontecimento bíblico, que é o natal. Com visão contemporânea tenta retratar um ambiente urbano, enfatizando contrastes e conflitos do nascimento de Jesus.

“Criamos uma peça teatral, onde o nascimento de Jesus é contemporâneo, por isso foi dado o nome de auto periférico de Natal. Jesus nasceu em uma periferia, então a nossa peça foi trabalhada em cima de um local periférico, e um Jesus Negro”, diz Geruza Araújo, gestora da unidade escolar.

A primeira edição do projeto está sendo um sucesso, espero que ano que vem tenhamos mais tempo para elaborarmos ainda mais, e espero que a comunidade abrace nosso projeto e tenha mais participação dos pais e da comunidade de Itapuã. Eu não quero transformar artistas, eu quero transformar cidadãos, ” relatou Marcos Paulo Nexter.

por Filipe Spilar

Next Post

Sarau de Itapuã homenageia grande sambista do bairro

Na próxima segunda-feira (11), a Casa da Música – espaço cultural administrado pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA) localizado às margens da Lagoa do Abaeté – realiza uma homenagem a Seo Henrique, mestre sambista falecido em 2016, e a toda tradição do samba de Itapuã. A entrada e […]