Festival inédito inicia preparativos para o carnaval 2015 de Itapuã

escola de samba 4

Com o objetivo de estimular a cultura e promover a união dos compositores e intérpretes amantes da música popular brasileira, a Escola de Samba Unidos de Itapuã lança o 1º Festival de Samba Enredo para o Carnaval 2015. O concurso, que está com inscrições abertas desde o dia 04 de agosto, vai eleger o samba-enredo do Carnaval de Itapuã 2015.

“Temos vários músicos e poetas em Itapuã. Mas o bairro continua sendo lembrado apenas pelas referências do passado. Precisamos aflorar e tornar conhecidos os novos talentos. Já surgiram outros ‘Vinicius’ e ‘Caymmis’”, diz o presidente da Escola, Ciro Júnior, o Cuca.

Segundo ele, será o primeiro concurso de samba-enredo da escola no formato evento. Nos anos anteriores, os compositores eram convidados a compor. Foi assim que a Escola ganhou sambas como o de Seu Reginaldo de Itapuã, Tom Barreto e Marcos Bandolim.

O 1º festival traz como tema “Itapuã de Nossa Senhora, um mar que não tem tamanho”. De acordo com Cuca, o mote remete à realidade vivenciada na comunidade. “A primeira parte, ‘Itapuã de Nossa Senhora’ é uma forma de pedir proteção e ‘um mar que não tem tamanho’ está relacionado à diversidade cultural que, por sinal, fica muito restrita a Itapuã”, afirma.

escola de samba 2
Escola de Samba Unidos de Itapuã em apresentação no Carnaval de Salvador 2014.

Para concorrer, os compositores devem apresentar o samba-enredo gravado dentro do tema proposto, juntamente com sua ficha de inscrição, disponível na Casa da Música ou através do site do evento.

Uma comissão julgadora vai ouvir e analisar os materiais enviados. Na segunda etapa, os selecionados deverão comparecer com seus intérpretes aos ensaios da E.S Unidos de Itapuã, para ajustar o samba-enredo, a bateria e harmonia.

A final reunirá dez classificados e será realizada no dia 30 de novembro, com apresentação ao vivo em evento que será promovido pela Escola. Serão eleitos os três melhores sambas, com premiação específica, equivalente à colocação.

As inscrições são gratuitas e podem ser feitas até o dia 03 de outubro de 2014. Saiba mais informações no site: http://unidosdeitapua.wix.com/festival

Fonte: ItapuãCity

Next Post

CRAS Itapuã oferece aulas de teatro gratuitas para comunidade

O Centro de Referência da Assistência Social de Itapuã, realiza desde o mês de julho, aulas de teatro gratuitas para os itapuãzeiros. A iniciativa faz parte do projeto Transformação Social pela Arte – TransformARTE, da Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS). Segundo a SEMPS, O CRAS […]