Fogueira Filosófica debate relação entre patrimônios culturais e ambientais

Redação

Em setembro, a Casa da Música, um dos 17 espaços administrados pela Secretaria de Cultura do Estado da Bahia (SecultBA), comemora 22 anos. Como parte das festividades, na próxima quarta-feira (09), às 18h, o espaço realiza mais uma edição do Fogueira Filosófica, projeto que promove reflexão de temas diversos com ludicidade. Nesta edição, o tema da discussão será A importância da salvaguarda ambiental dos patrimônios naturais das águas e sua influência na identidade de comunidades tradicionais.

A mesa de debates conta com seis participantes de segmentes diversos, todos voltados para as questões ecológicas, artísticas e humanitárias. São eles: Tina Tude, atriz e educadora; Edson Costa, diretor de Direitos Humanos da Prefeitura de Lauro de Freitas; Mãe Jaciara, do Terreiro Abassa de Ogum; Taquari Pataxó, representante do Programa de Erradicação do Trabalho (PET) Comunidades Indígenas pela Universidade Federal da Bahia (UFBA); Tiago Marques, gestor da Área de Proteção Ambiental (APA) Abaeté/Inema; e Angélica da Paixão, gestora de educação ambiental de São Francisco do Conde.

Sobre o Fogueira Filosófica O projeto acontece ao lado da Casa da Música, próximo à lagoa, embaixo do arvoredo, proporcionando um momento em que o público é convidado a participar de uma atividade lúdica e reflexiva, onde um palestrante discorre sobre determinado tema, acompanhado de um mediador que incentiva a interação dos presentes. Tudo isso ao lado de uma fogueira acesa – cenário propício para a prática filosófica, como no mito de Prometeu, simbolizando o elemento fogo à valoração do conhecimento humano.

Espaços Culturais da SecultBA – A Secretaria de Cultura do Estado da Bahia mantém 17 espaços culturais geridos pela Diretoria de Espaços Culturais (DEC), e localizados em diversos Territórios de Identidade. Destes, cinco encontram-se em Salvador – Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Xisto Bahia, Casa da Música de Itapuã, Centro de Cultura de Plataforma e Espaço Cultural Alagados – e 12 nos municípios de Alagoinhas, Feira de Santana, Guanambi, Itabuna, Jequié, Juazeiro, Lauro de Freitas, Mutuípe, Porto Seguro, Santo Amaro, Valença e Vitória da Conquista.

Fogueira Filosófica

Quando: Quarta-feira, 09/09, às 18h

Onde: Casa da Música (Parque Metropolitano do Abaeté, s/n – Itapuã, Salvador – BA)

Quanto: Grátis

Mais informações:

Email: casadamusicabahia@gmail.com

viva-o-abaetc3a9_fogueira1-724x1024

Fonte: Secom

Next Post

"Caminho das águas doces de Itapuã" é tema de festival da escola de samba Unidos de Itapuã

Mais uma edição do festival de samba-enredo promovido pela Escola de Samba Unidos de Itapuã tem animado os compositores de toda a cidade. O concurso acontece no dia 29/11, às 12h00, no Alto da Bela Vista, em Itapuã. Para participar, os interessados deverão fazer a inscrição até o dia 20/10 […]