29 de novembro de 2020

Fotografia, oficinas e muita música movimentam “Sarau da Praça” em Itapuã

O “Sarau da Praça”, responsável por dinamizar a cultura no bairro de Itapuã, leva ao público poesia, dança, artesanato e grandes atrações musicais. Em sua IX edição, o sarau conta com a beleza da exposição fotográfica “Itapuã: Dinâmica e tradicional”, do bazar das oficinas com o Coletivo Pretas Empreendedoras, além da energia das bandas Nana de Deus e os Censurados, Pareia, Jahway e Reitere. O evento que é aberto ao público acontece no sábado, 22 de agosto, às 17h, na praça cultural Bendegó.

Um dos destaques desta edição é a exposição do fotografo Ernandes Santos, que retrata os aspectos artísticos, religiosos e culturais do cotidiano do bairro de Itapuã, além de contribuir para a valorização dos espaços públicos mostrando as peculiaridades do bairro em relação à cidade de Salvador. “A cada incursão fotográfica uma nova Itapuã se revela. Mostra-se nova, embora tradicional. A exposição reafirma a diversidade que presencio em meu dia-a-dia, vivendo a comunidade em sua inteireza. A narrativa vem de dentro. Sou um morador deslumbrado com as belezas e as descobertas que se revelam para minhas lentes, em minhas aventuras diárias”, comentou Santos.

A participação das oficinas com o Coletivo Pretas Empreendedoras leva um diferencial para evento, com oficinas de maquiagem focada na valorização da estética negra, oficina de turbantes e os artesanatos da Oro Mi Maió Artes, Danielle Santana, Lorena Ribeiro e Nadja Santos, buscam através de seus trabalhos dar maior visibilidade às empreendedoras negras e trocar experiências que enriqueçam o coletivo.
Nesta edição, os ritmos diversos são representados pelo Rock end Roll com a banda Nana de Deus e os Censurados; o Reggae da Jahway e da Reitere; e as sonoridades nordestinas do baião, do xote e do xaxado com a banda Pareia, que promete colocar todo público do Sarau da Praça para “forrozear”.

Sobre o “Sarau da Praça”:
O Sarau da Praça é um evento festivo e gratuito, que tem como finalidade desenvolver e disseminar a cultura na população local/regional, além de ser um ambiente no qual os artistas podem divulgar seus trabalhos. O sarau envolve as mais variadas manifestações de arte, como: música, dança, poesia, teatro, fotografia e gastronomia.

O evento surgiu da ideia de ocupar um lugar público que não estava sendo devidamente utilizado e transformá-lo num espaço de promoção e valorização da cultura, onde crianças, jovens e adultos pudessem ter um contato maior com a arte sem que isso gerasse custo. O Sarau da Praça acredita no poder transformador do coletivo, no dizer: “eu não, nós”, pois juntos somos mais fortes, juntos somos capazes de mudar nossa realidade.

O que: Sarau da Praça
Quando: 22/08/15 (sábado)
Onde: Praça Cultural do Bendegó (Rua Ministro Carlos Coqueiro – Penedo, Itapuã)
Horário: 17h
Quanto: Gratuito
Contatos: (71) 9711.8393 / 92689938

Fonte: ASCOM Sarau da Praça – Itapuã