Grupo Viapalco se apresenta neste final de semana na Feira de Itapuã

A estreia foi fantástica e em plena Feira de São Joaquim. Agora é a vez da feira de Itapuã receber o Grupo de Teatro Viapalco, com o  Circocicleta, espetáculo que reúne palhaçaria e bicicletas excêntricas. A apresentação gratuita acontece no sábado, às 09h00, na Feira de Itapuã.  Aprovado no Edital Arte Toda Parte – Ano II da Fundação Gregório de Mattos – FGM, o Circocicleta, que tem direção de João Lima, é um espetáculo circense que é executado por cinco palhaços que iniciam a função fazendo um cortejo montados nas bicicletas – monociclo, bicicleta dupla, minibicicleta, bicicleta estendida, velocípede – , nas quais realizam evoluções pelo entorno do local de apresentação, ampliando o impacto de recepção da plateia, tanto visual quanto sensorial. Este cortejo, além de ser um prólogo e dar um toque apoteótico à apresentação, também serve de chamariz para o público.

circocicleta

As bicicletas carregam os elementos de cena necessários para a realização do espetáculo. Uma vez chegando no espaço cênico predeterminado, surpreendentemente, elas se transformam no cenário da peça. Assim, tubos retráteis, devidamente acoplados em todas as bicicletas e levantados com o uso de manivelas ou roldanas, levam no seu topo, cordas que são içadas a três ou quatro metros de altura, decorado com fitas, bandeiras e outros elementos, sugerindo uma alegre lona de circo. Toda essa arrumação é executada ao som de uma música, emitida por um sistema de som, também acoplado em um dos veículos.

Após essa convocatória, um rosário de números, jogos, gags e cenas começa a ser desfiado para deleite do público. Ao longo do espetáculo, são realizados números e esquetes clássicos da palhaçaria tradicional, que é um traço marcante nos trabalhos do grupo Viapalco, misturados a diversas técnicas circenses, como acrobacia de solo, malabares, mágicas, adaptados ao formato de rua. No final de tudo, como um circo que chega e sai de uma praça deixando saudades, as “lonas” serão recolhidas, os mastros retráteis baixados e novamente a palhaçaria montada em duas rodas seguirá seu rumo colorindo a cidade.

DIÁLOGO CIDADÃO

O espetáculo Circocicleta, portanto, é um diálogo com o cidadão, uma conversa pautada na democratização ao acesso às manifestações culturais.  O fato de estabelecer as apresentações em feiras livres, mercados e na Orla da Barra oportuniza ao público, não habituado a ir ao circo, vivenciar uma inesperada e maravilhosa experiência lúdico-cultural, garantida pela magia do universo circense, e que abre portas para que esse espectador possa se interessar por consumir essa arte.

E o Grupo Viapalco, por toda sua trajetória de vida, coloca em cena um show de qualidade técnica e artística, e com CIRCOCICLETA se aprofunda dentro da linha de trabalho adotada uma vez que sempre investiu muito na pesquisa e prática da arte do circo, em técnicas como acrobacias de solo, acrobacias em tecido, mágicas, malabarismos e, sobretudo, palhaçaria. Além disso, o espetáculo é uma proposta de diálogo e interseção entre o Circo Contemporâneo, Novo Circo, com um dos elementos mais antigos do Circo Tradicional: os números clássicos de palhaço.

Segundo estudos, o Brasil tem hoje cerca de 70 milhões de bicicletas. Os municípios tentam se adaptar a essa nova onda que propõe uma vida saudável, não poluente e que alivia muitos problemas atuais de mobilidade urbana. Pedalando junto com essa proposta, foi criado CIRCOCICLETAoque pretende valorizar esse meio de transporte e lazer, transformando-o também em um palco para a arte.

GRUPO VIAPALCO

O Viapalco é um grupo profissional e juntamente com outros grupos de Salvador/BA fundou a Cooperativa Baiana de Teatro. Iniciou suas atividades no ano de 1998 e desde então desenvolve um trabalho de exploração, pesquisa de diversas técnicas e linguagens das artes cênicas: Teatro de Improvisação, teatro antropológico, dança-teatro, técnicas de Palhaço, técnicas circenses, teatro de rua, entre outros. Como conseqüência de vários processos de trabalho, muitos espetáculos foram montados, sendo que seis se mantém como espetáculos de repertório do grupo. Atualmente, conta com seis integrantes, dos quais quatro estão desde a fundação. O Viapalco é membro do Coletivo Âmbar (Coletivo de Grupos de Teatro da América Latina).

Serviço:

O que: Circocicleta

Onde: Feira de Itapuã (Avenida Dorival Caymmi/sn)

Quando: 30 de maio (Sábado)

Horário: 9h00

GRATUITO

Fonte: Secult-BA

 

Next Post

Loja de eletrodomésticos é assaltada em Itapuã

Uma dupla armada roubou na manhã desta quinta-feira (28) uma loja de eletrodomésticos que fica na avenida Dorival Caymmi, em Itapuã. Segundo informações da Central de Polícia, os suspeitos chegaram na Casas Bahia por volta de 9h e anunciaram o assalto. Segundo testemunhas, os suspeitos abordaram um funcionário logo após […]