5 de setembro de 2020

Impasse entre ciclistas e lojistas gera adequações no trânsito de Itapuã

Novas mudanças estão sendo feitas na Av. Dorival Caymmi em virtude do impasse gerado entre ciclistas e comerciantes após a implantação das ciclofaixas. Os lojistas alegam que os clientes estão sumindo por não terem mais aonde estacionar.

avenida dorival
Foto: SOS Dorival Caymmi

A Superintendência de Trânsito e Transporte de Salvador (Transalvador) decidiu transformar parte da ciclofaixa do sentido Aeroporto/Orla em ciclorrota. A Gerente de Projeto da Transalvador, Suraia Lago, explica que essa alteração contemplará ambas as partes; segundo ela, a ciclorrota é um trecho de compartilhamento da via – diferente da ciclofaixa, que é exclusiva para os ciclistas – onde são pintadas sinalizações indicando aos motoristas a possível presença de bicicletas. Ainda de acordo com Suraia, havendo possibilidade de escolha, os ciclistas devem optar por trafegarem pela ciclofaixa.

Outra mudança em curso é a determinação de áreas para carga e descarga, que tem por objetivo evitar que essas operações sejam feitas em qualquer ponto da via e, com isso, melhorar a fluidez do trânsito.

Entendendo as Ciclorrotas

As Ciclorrotas costumam ser implementadas em locais onde as avenidas principais são estreitas, com tráfego rápido e corredores de ônibus. O trabalho realizado pela engenharia de trânsito é sinalizar essas avenidas tornando-as mais seguras. O custo de implantação das ciclorrotas é inferior, quando comparados aos das ciclovias, não há redução do espaço destinado ao automóvel e o tempo de implementação é menor.

Imagem Ilustrativa

Fonte: ItapuãCity