Já conhece a Orquestra de Pandeiros de Itapuã?

A Orquestra de Pandeiros Itapuã surge com a proposta inicial de propiciar a jovens em situação de vulnerabilidade social um contato com a cultura artística, além de fortalecer o movimento musical na cidade de Salvador, dando ênfase à percussão, prática muito difundida na cidade.

O projeto é fruto de um curso de pandeiros que vem sendo realizado desde o mês de março deste ano no espaço cultural Casa da Música, no bairro de Itapuã, aprovado no Fazcultura com o patrocínio da operadora telefônica VIVO através do projeto Conexão VIVO.

Após o inicio das aulas, o curso que seria destinado apenas a jovens da comunidade de Itapuã tomou uma proporção mais abrangente do que a esperada, e agregou também músicos iniciantes e profissionais de toda a cidade.
Idealizada pela musicista e luthier Tamima Brasil e pelo músico Yago Avelar, a orquestra tem a proposta de aliar a prática tradicional do pandeiro a novos experimentos sonoros como a moderna arte dos samplers.

Sendo influenciados por ritmos brasileiros como côco, samba de roda, embolada, maracatu, cirandas, dentre outros, os artistas idealizadores junto a vinte e dois alunos do curso de pandeiros e aos músicos convidados Rodrigo Sestrem (sopro), Dj Mangaio (samplers) e Fabrício Mota (baixo), selecionaram para o projeto “Ensaios da Orquestra de Pandeiros Itapuã” um repertório composto de músicas autorais e releituras de importantes nomes da música brasileira como Dorival Caymmi, Jackson do Pandeiro, Baden Powell e Luiz Gonzaga, no qual exploram os ritmos tradicionais da cultura popular, apresentando-os em uma configuração contemporânea.

O projeto, que consiste em ensaios abertos da Orquestra de Pandeiros Itapuã contará com as participações especiais de Letieres Leite, Ivan Sacerdote, Antônio da Annunciação, Madureira da Cuíca, Raydalva do Pandeiro e Gabi Guedes.
Fonte: aldeianago.com.br
Next Post

Carro colide com ônibus em Itapuã e vítima fica presa nas ferragens

Um veículo de passeio colidiu com um ônibus na manhã deste sábado (16), no bairro de Itapuã. De acordo com a Central de Polícia (Centel), o fato se deu por volta das 7h30 e o condutor do carro ficou preso nas ferragens. Uma equipe do Corpo de Bombeiros foi encaminhada para […]