Lavagem de Itapuã completa 108 anos e terá dois homenageados

Este ano a Lavagem de Itapuan completa 108 anos, e dessa vez os ilustres homenageados são dois moradores do bairro: O babalorixá Valter Izidio dos Santos (babá Valtinho) e a Maria Hermelina Paranhos Dias (D. Mariinha).

A Lavagem de Itapuan é uma festa tradicional que acontece em Salvador e fecha o ciclo de festejos populares do verão baiano. Sempre na quinta-feira da semana anterior ao carnaval, a festa com aspecto religioso e profano ocorre com procissão e a lavagem das escadarias da igreja de Nossa Senhora da Conceição em um dos bairros mais famosos da cidade, o bairro de Itapuan. Diversificada, a lavagem reúne foliões que querem dançar e beber nas barracas e os participantes que desejam seguir a procissão que percorre o bairro até à Igreja da Conceição.

A lavagem é feita por baianas vestidas a caráter que levam potes de cerâmica com flores e água de cheiro. A festa conta com desfile de cortejos e pescadores e um espaço onde as bandas locais tocam e levantam o público regado à bebida. É preciso, portanto, tomar cuidado com possíveis confusões que possam ocorrer entre pessoas participantes.

A festa em louvor à Nossa Senhora da Conceição de Itapuan, tem a lavagem como uma das mais antigas da cidade. Nesta edição completa 108 anos.

Fonte: Blog JR & Cic@relli News

Next Post

Lavagem de Itapuã: O religioso X O profano

É no verão de Salvador que a mistura musical acontece. Turistas de outros estados e países se unem aos baianos para participar das festas que apresentam novos ritmos ao repertório do público. Ao contrário do que parece, esta não é a descrição do Festival de Verão nem dos ensaios de […]