29 de novembro de 2020

Moradores denunciam retomada de obras no Abaeté para estação elevatória de esgoto

Moradores de Itapuã foram surpreendidos na manhã dessa segunda-feira (3) pela presença de uma retroescavadeira na Área de Preservação Ambiental Lagoas e Dunas do Abaeté. Conforme vídeo divulgado nas redes, as imagens mostram a retomada das obras para a construção da estação elevatória de esgoto às margens da Lagoa do Abaeté.

O assunto tem dividido opiniões entre nativos, comerciantes e especialistas. O poder público defende a necessidade da intervenção, para substituir o atual sistema de fossas que encontra-se no Parque do Abaeté. Já os integrantes do coletivo que é contrário à obra, defende a execução de um projeto alternativo, que priorize medidas mais sustentáveis.

A obra foi embargada em junho

Há um mês, após mobilização da comunidade e ativistas ambientais, a mesma obra foi embargada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, quando foi identificada a falta de alvará no início das intervenções.

Porém, os trabalhos foram retomados na manhã dessa segunda-feira (3), com a apresentação de um alvará concedido pela CONDER, órgão do Governo do Estado da Bahia. Moradores e ativistas estão se mobilizando para ocupar o local em forma de protesto.