Movimento incentiva turismo sociocultural em Itapuã

movimento

Conhecido mundialmente pelo cenário praieiro e forte musicalidade, representada pelas figuras de Dorival Caymmi e Vinicius de Moraes, o bairro de Itapuã ganha mais uma alternativa para incrementar seus atrativos. Lançado oficialmente no dia 28 de abril deste ano, o Movimento Itapuã Cultural surgiu com a proposta de estimular e difundir o potencial cultural do bairro, a partir da colaboração de artistas, produtores e moradores do local.

“O movimento vem com a proposta de fortalecer os artistas e as instituições que lidam com cultura no bairro, criando oportunidades para ampliar o mercado de trabalho na própria comunidade”, explica a atriz e produtora Analu Franca, idealizadora do projeto.

A revitalização da cultura de Itapuã também contribui para o turismo sociocultural no bairro, sendo um atrativo para visitantes e turistas que geralmente conhecem apenas as suas belezas naturais. “A gente precisa que o turista chegue para conhecer essa nova cara de Itapuã”, comenta o produtor cultural e integrante do grupo, Leonardo França.

Para ele, a revitalização do turismo sociocultural de Itapuã tem a capacidade de incluir o bairro novamente na rota do turismo do estado, convidando as pessoas a conhecerem as manifestações culturais que representam a cultura popular do Brasil.

A primeira ação do coletivo, o projeto Terça em Movimento, acontece todas as terças, às 20 horas, no restaurante Villa Bahiana, com shows de artistas locais e convidados. Paralelamente, como a maioria dos artistas envolvidos já traz uma bagagem da Casa da Música, a realização de oficinas de maracatu, pandeiro e violão serve como uma contrapartida social que tem continuidade no coletivo.

Segundo Analu Franca, a intenção é promover outros projetos, como o São João para a comunidade e uma programação especial para comemorar a inauguração da orla, reunindo várias ações em prol da cultura local, destacando seus aspectos tradicionais.

A base de formação do projeto é composta pelos grupos Orquestra de Pandeiros Itapuã, Maracatu Bizoro Avoador, banda Tabuleiro, Rede Sonora, Escola de Samba Unidos de Itapuã, Seu Régis, Grupo Botequim, As Morenas de Itapuã, Lu Santana, Mensageiros do Vento, Tamima & Itapuã Beat.

Fonte: BahiaTursa

Next Post

Projeto estimula jovens de Itapuã a participarem do dia a dia da cidade

Numa iniciativa que visa fomentar a participação da juventude na construção de dias melhores para os jovens soteropolitanos, o projeto Vozes da Cidade desembarca em Itapuã e já movimenta alguns adolescentes. “O ‘Vozes da Cidade’ é um projeto inscrito dentro da Plataforma dos Centros Urbanos (PCU) que busca contribuir para […]