Nativos de Itapuã promovem festejo de São Tomé nesta terça (20)

Redação

Todo 20 de dezembro em Itapuã é celebrado o dia de São Tomé, uma tradição cultural nascida no século XVI. Até hoje, os itapuãzeiros saem em procissão, cantando e rezando para lembrar sua passagem por aqui.

A tradição foi retomada em 1998, através da nativa dona Francisquinha. No entanto, após a sua morte em 2000 Denise Galo (73) assumiu a organização dos festejos. “Fazemos um cortejo que sai às 19h, se concentrando na rua do Gravatá, atrás da Igreja de Itapuã. As pessoas saem em procissão até Piatã no local do monumento e chegando lá tem uma reza, seguido de samba de roda, fogueira e partilha de alimentos”, afirma Amadeu Alves.

são tomé
Pegada de São Tomé / Foto: ItapuãCity

“Desde pequena frequentava a festa de São Tomé. Naquele tempo ainda não havia energia, íamos com os candeeiros em procissão. O São Tomé ainda saía da igreja Nossa Senhora da Conceição de Itapuã, passávamos a noite em oração e depois começava o samba. No dia seguinte ainda tinha missa pela manhã na igreja”, lembra Denise.

Atualmente o São Tomé não sai mais da igreja, mas as demais manifestações permaneceram. “Eu acredito que São Tomé esteve aqui. Tenho até uma página de revista guardada que fala que ele esteve aqui e na praia de São Tomé de Paripe”, completa.

Festa de São Tomé

Data: 20 de dezembro de 2014

19h00 – Saída do cortejo da Rua do Gravatá e do Jenipapeiro

20h00 – Reza, fogueira e samba de roda na Cruz de São Tomé em Piatã

São tomé

Next Post

Confira a programação de natal e ano novo na Paróquia de Nossa Senhora da Conceição de Itapuã

igreja de itapuã