4 de setembro de 2020

Nova via que liga Itapuã à Avenida Paralela é inaugurada

Quem mora em Itapuã vai chegar mais rápido em casa quando estiver na Avenida Paralela. Nesta quinta-feira (26) foi entregue pela prefeitura a ligação entre o Bairro da Paz e o Km 17. A via que conecta os dois pontos é a Rua Luís Eduardo Magalhães, que passou por operação tapa buracos, pavimentação do trecho que era de terra, iluminação e drenagem. A intervenção foi feita pela Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicos (Seinfra), custou R$729 mil e durou 3 meses.

Durante a solenidade o prefeito ACM Neto ainda assinou a ordem de serviço autorizando a construção de todo a calçada que margeia a Rua Luís Eduardo Magalhães. “Esta não será uma via apenas para os ônibus, carros, caminhões e motocicletas. Essa será uma via também para pedestres”, falou. Ele também revelou que a ideia para a obra surgiu de uma das suas visitas a Itapuã. “Eu vi que com uma intervenção que não era complexa nós poderíamos contribuir muito para a mobilidade da região, integrando o Bairro da Paz, Avenida Paralela ao km 17, a toda essa grande região”.

O titular da Seinfra, Almir Melo, acredita que a obra dará um novo dinamismo ao entorno da via. “Era uma área que era pouco utilizada pela população, onde tinha muito descarte de lixo e entulho. Isso já está ficando bem melhor, agora a Limpurb consegue acessar a área para fazer a coleta e multar quem tiver descartando lixo por aqui”.

Transporte público

Os moradores do Bairro da Paz esperam que linhas de ônibus comecem a passar pelo local, para diminuir o tempo de deslocamento até o bairro vizinho. “Hoje para ir a Itapuã, a gente tem que esperar um ônibus para a Estação Mussurunga e de lá pegar outro”, contou a assistente social Ane Almeida, 25.

O secretário de Mobilidade, Fábio Mota, disse que está sendo realizado um estudo para saber quais linhas serão deslocadas para a Rua Luís Eduardo Magalhães, mas a princípio acredita que pelo menos uma irá circular na região. Estudos preliminares apontam que a redução de tempo de quem viaja de ônibus seja de 10 a 20 minutos.