O passado e o presente nas tardes de Itapuã

Bruno Cardoso

coluna-perspectivas

Da antiga vila de pescadores a um grande bairro urbanizado. E assim se resume a história de Itapuã, uma comunidade carregada de encantos e mistérios que fazem parte da nossa querida Salvador. Por esses ares, ainda são encontradas as referências do glamour e tranquilidade da antiga Itapuã. As casas de veraneio, as colônias de pescadores, as praças, a igreja… Lá estão todos eles ainda preservados como cristais polidos pela força do passado. Um verdadeiro texto a céu aberto.

Hoje Itapuã carrega muitas histórias, muita delas contadas por seus antigos moradores. Basta uma conversa, dessas bem triviais, e teremos um arcabouço de histórias e belos momentos, que nos remetem a uma longa viagem no tempo. Desta forma, entraremos em contato com um passado de sítios, fazendas, estradas de barro e casas de veraneio, cenário das diversas histórias de tropeços e os namoros protagonizados por aqueles que vivenciaram as tardes tranquilas do nosso bairro.

As mudanças do bairro promovidas pelo crescimento urbano nos levam a pensar em como será a Itapuã do futuro. Será mesmo que as casas, os prédios e o asfalto trarão o fim dos encantos e da poesia que tornaram o bairro tão especial? Percebo que pouco a pouco uma leve brisa vem transportando os pequenos cristais do nosso passado. Quem sabe seja esta a hora de mudarmos o curso do tempo e resgatar um pouco da nossa memória.

itapuã

Next Post

Malê Debalê traz curso de perfuração de petróleo para Itapuã

Em mais atitude que visa beneficiar a comunidade de Itapuã, onde o bloco afro fica sediado, o Malê Debalê fechou parceria com a Bahia Petro para oferecer o curso de perfuração de petróleo para os interessados. Antes do petróleo ser refinado em gasolina, querosene, óleo combustível e outros produtos, companhias […]