Operação da Sucom apreende som em Nova Brasília

Pagodão rolava solto ontem na Rua Paulo Afonso Baqueiro, em Nova Brasília de Itapuã. A quebradeira era proporcionada pelo som que vinha do porta-malas do Corsa Sedan (placa JQZ-0114), um carro parado na rua. Mas a festa teve fim com a chegada dos fiscais da Superintendência de Ordenamento do Solo do Município (Sucom) – para a alegria da vizinhança.

O dono bebia com amigos e tentou fechar o porta- malas quando viu os fiscais acompanhados da Polícia Militar, mas nada adiantou. O som dele foi apreendido. Desde sexta-feira a Sucom, junto com a PM, deflagrou a operação de combate a poluição sonora.

Do primeiro dia de ações até as 20h de ontem foram apreendidos 64 aparelhos de som. A música que vinha do Corsa Sedan da Rua Paulo Afonso Baqueiro estava com 92,6 decibéis, 22,6 a mais do que o permitido. “Nós recebemos uma denúncia da vizinha de que o som estava incomodando desde cedo”, disse um dos fiscais da Sucom.

O proprietário do veículo, de prenome José Augusto, não quis falar sobre o assunto. Para recuperar o equipamento ele terá que pagar uma multa que varia entre R$ 680 e R$ 114 mil. “O valor será informado após consulta em uma tabela na Sucom”, informou o agente do órgão.

De acordo com os fiscais, Itapuã é o bairro campeão de denúncias. “É uma região de muitos bares, o fluxo de carros é intenso, logo existem mais pessoas para beber com o som nas alturas”, explicou outro fiscal da Sucom.

Ainda neste domingo a operação passou por outras duas localidades: Piatã e Mussurunga. No total, foram sete equipamentos apreendidos no domingo. O número maior de apreensão foi na sexta-feira, 39, nos bairros do Rio Vermelho, Caminhos das Árvores e Boca do Rio.

No sábado foram 18 apreensões nos bairros de Trobogy, Cajazeiras (região) , Águas Claras e Boca da Mata. De acordo com Everaldo Freitas, gerente de Fiscalização e Prevenção à Poluição Sonora da Sucom, de março até dezembro foram 114 operações com 12 interdições de estabelecimentos, 161 notificações, 696 autos de infração e 2.254 equipamentos apreendidos.

Nesta segunda-feira, a partir das 16h, fiscais e policiais estarão nas ruas para novas abordagens. Os pontos a serem percorridos na operação são mantidos em sigilo.

Fonte: Correio da Bahia

Next Post

Prefeitura nos bairros: Sai nome do possível gestor da sede de Itapuã

O prefeito ACM Neto já definiu onde vão funcionar as quatro primeiras Prefeituras-Bairro de sua gestão, bem como quer serão os seus coordenadores. As Prefeituras-Bairro constituem uma das prioridades apontadas pelo prefeito durante a sua campanha e terão a função não apenas de aproximar mais a população da Prefeitura como […]