Organização de amigos em Nova Brasília de Itapuã presta assistência à comunidade

oacnobi
Dar assistência às necessidades primordiais da comunidade. Esta foi a ideia inicial da Organização de Amigos e Apoiadores da Comunidade de Nova Brasília e Itapuã (OACNOBI) criada há uma década, por Marcos Alves (42), atualmente vice-presidente da instituição. De lá pra cá, a ONG cresceu, estabeleceu parcerias e passou a abraçar diversas causas das localidades de Nova Brasília, Itapuã e adjacências.

Segundo o vice-presidente, a OACNOBI tem hoje 22 voluntários e “veste a camisa” pela causa social. Nessa linha, cerca de 3.000 famílias carentes da região são assistidas pelo centro que se compromete a fornecer doações. “Cada família contribui com o valor simbólico de R$ 3,00 por mês, para garantir o auxílio”, diz Alves.

Ele destaca que a associação funciona também como um centro de serviços gratuitos para os cidadãos. “Aqui os moradores recebem atendimento jurídico e orientações sobre questões da área familiar, previdência, trabalhista, criminal e imobiliária”, afirma.

oacnobi-2

A OACNOBI disponibiliza ainda uma oficina de atividades, com programação para jovens e adultos. Aulas de karatê e capoeira estão inclusos, bem como cursos de crochê, arte em balões, panificação, arte fácil, macramê, escultura em legumes, prancha com mega e confeitaria.

“Algumas pessoas que fizeram o curso chegaram a abrir o próprio negócio. A nossa preocupação é com o futuro da comunidade”, pontua Alves.

As capacitações são gratuitas, tem parceria com o Serviço Social do Comércio (Sesc)  e certificado. As inscrições  podem ser feitas até o dia 24 de janeiro, na sede da instituição – Rua Paulo Afonso Baqueiro, nº 09, Nova Brasília de Itapuã.

O dirigente anuncia ainda a implantação do curso de inglês até o meado do ano, bem como a parceria que iniciou neste mês com uma universidade local. “Qualquer pessoa que deseja entrar para a faculdade pode se inscrever para o vestibular agendado da UNIRB na sede da associação. Se aprovado, a Universidade encaminha o candidato para obter o benefício do Fies 100%”, enfatiza.

Por conta da atuação da OACNOBI, Marcos Alves foi eleito recentemente, vice-presidente do Conselho Comunitário da Região de Itapuã. A ocupação da cadeira será mais um “braço” nas ações da Prefeitura. “Será um trabalho em conjunto, e independente de bandeira partidária, queremos o melhor para o bairro. Será uma forma também de a Prefeitura olhar de perto as necessidades dos moradores”, completa.

Para conhecer melhor o trabalho da OACNOBI, acesse a FanPage no facebook.com/OACNOBI.

Fonte: ItapuãCity | Camila Barreto

Next Post

Óleo na pista complica o trânsito em Piatã

O motorista que pretende trafegar na manhã desta terça-feira (14) pela região de Piatã, sentido Itapuã, deve seguir com cautela. De acordo com a Superintendência de Trânsito e Transporte do Salvador (Transalvador), há muito óleo na pista. Não há maiores informações sobre como o líquido apareceu, porém o trânsito no […]