Coluna Perspectivas – A capoeira e seus fundamentos

coluna-perspectivas

A capoeira é um esporte com a cara do povo brasileiro. É um verdadeiro universo, fruto de uma grande mescla que une diversas manifestações culturais não só de origem afro-brasileira, como também originária de várias partes do mundo. O que antes era sinônimo de vadiação hoje se consolida como um dos movimentos socioeducativos de maior presença e representatividade no cotidiano do nosso povo.

O Jogo da capoeira carrega séculos de história presente na música, nos movimentos de corpo e nos seus fundamentos. Cada elemento deste esporte relata um passado de lutas e resistência dos negros escravos, que carregavam para si a esperança de dias melhores. Hoje a história e a prática da capoeira são fundamentais para mostrar o quanto a força e a determinação são necessárias para que as pessoas, sejam elas capoeiristas ou não, possam conquistar os seus sonhos.

A capoeira, com certeza, é uma prática esportiva feita para todas as pessoas, além de ser bem vinda em todos os lugares. Hoje encontramos rodas de capoeira não somente nos guetos, mas também em teatros, escolas e grandes conjuntos habitacionais. A capoeira está em várias partes do mundo e se espalha de forma crescente. Onde quer que você esteja lá está a capoeira, instruindo  e educando crianças, jovens e adultos com os seus valores e fundamentos.

Afim de contribuir para a divulgação e para o conhecimento da capoeira,  elaborei este E-book intitulado A CAPOEIRA E SEUS FUNDAMENTOS. O objetivo deste trabalho é de compartilhar um pouco dos principais fundamentos da capoeira angola, regional e contemporânea. Tentarei explicar de forma clara e concisa as bases necessárias para conhecer melhor a história, as regras e as tradições deste jogo que é a cara do Brasil!

Deixei disponível em formato E-Book a um preço simbólico de R$10,00. Quem quiser ajudar, comprem, divulguem e contribuam com o meu trabalho!

QUEM TIVER INTERESSADO, CLIQUE NO LINK ABAIXO:

http://clubedeautores.com.br/book/146313–A_CAPOEIRA_E_SEUS_FUNDAMENTOS

Axé para todos!

 

Next Post

Unidunas realiza abertura da Semana do Meio Ambiente 2013

“Tudo que está acontecendo aqui é a realização de um sonho”. Foi com essa frase que o presidente da UNIDUNAS, Jorge Santana, descreveu a emoção de inaugurar a Praça Engº Leandro Amaral Lopes e o Auditório Antônio Nativo. O evento que aconteceu nesta quarta-feira (5) começou por volta das 09h30 […]