Professora lança livro que conta história de rebelião que aconteceu em Itapuã

narcimaria

Foi lançado no último sábado (11), na Livraria Cultura do Shopping Salvador, o livro infanto-juvenil “OBA NIJÔ: o rei que dança pela liberdade” de autoria da professora e pesquisadora Narcimária Correia do Patrocínio Luz com ilustrações do professor, pesquisador e  artista plástico Ronaldo Martins.

Baseada em fatos que marcaram a Bahia no século XIX, a autora compõe uma história cuja linguagem lúdica estética própria para o público infanto-juvenil, conta a história da rebelião de 1814 que aconteceu nas armações de pesca no bairro de Itapuã, sob a importante liderança do africano “Francisco”, como está registrado nos arquivos da polícia da época.

Através da história de Oba Nijô, os professores encontram perspectivas pedagógicas necessárias para abordar a Lei 10.639/03 que trata do ensino da história e cultura afro-brasileira e africana e sua importância na formação da sociedade brasileira. Dessa forma, Oba Nijô contribui para elevar à autoestima das crianças, sobretudo, as crianças afro-brasileiras; valoriza a história das comunidades brasileiras, como o bairro de Itapuã, em Salvador; ajuda os professores a realizarem práticas pedagógicas que deem visibilidade a contribuição do povo negro à história do Brasil; aproxima o público infanto-juvenil da sabedoria africana nas escolas, um patrimônio de todo o povo brasileiro, além de promover o respeito e a preservação da cultura de matriz africana.

O livro produzido pela Pallas Editora teve o apoio e incentivo do Ministério da Cultura através da Fundação Biblioteca Nacional-FBN e da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial-SEPPIR. A parceria da FBN e SEPPIR teve como objetivos: promover a democratização do acesso ao livro, à valorização da literatura brasileira e da produção cultural, artística, literária e científica de autores negros.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Itapuã sedia mais uma edição do Puleiro do Rock

Acontece na próxima sexta-feira (17), a partir das 18h00, no Clube CASSAS em Itapuã, mais uma edição do Puleiro do Rock. O evento tem como objetivo promover um espaço artístico pautado no entretenimento, visando também uma aproximação cultural das décadas passadas. O público conta também com informações sobre a história […]