Programa de formação e qualificação de Agentes Culturais abre inscrições em Itapuã

Redação

As inscrições para o Programa de Formação e Qualificação de Agentes Culturais, que vai acontecer a partir de 7 de abril já podem ser feitas pelo site www.agentesculturais.com.br. A capacitação acontecerá na Casa da Música, em Itapuã.

Direcionado a todos os envolvidos com a cultura – artistas, comunicadores, gestores, artesãos, ativistas – o programa vai oferecer cursos gratuitos e presenciais em 16 cidades da Bahia. Com duração de 15 horas, o curso abordará temas fundamentais para a formação de um agente da cultura, como políticas culturais, culturas brasileiras e baianas e organização da cultura.

Coordenado pelo professor e pesquisador Albino Rubim, o programa se propõe a formar ativistas comprometidos com a efetivação dos direitos culturais e a consolidação das políticas públicas de cultura, voltadas para o fortalecimento da cidadania cultural. É viabilizado por meio de apoio financeiro da Secretaria de Cultura da Bahia através do edital de Formação e Qualificação em Cultura 2016 do Fundo de Cultura da Bahia. Tem apoio institucional da Diretoria de Espaços Culturais, Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia e da Fundação Pedro Calmon.

Como parte do processo formativo, o curso vai integrar uma atividade artística em sua programação, a imersão cultural. Cada um dos 20 espaços vai receber um artista, comunicador ou movimentador cultural para apresentar o seu trabalho e provocar reflexões no público. A mostra será levada para a sala de aula e integrada às outras atividades didáticas.

Além dos encontros presenciais, os inscritos ainda podem acessar conteúdos complementares na biblioteca do site. Os textos e vídeos encontrados na plataforma digital servem para ajudar o agente cultural a fundamentar as práticas que fazem parte do seu trabalho.

card_ssa_casa-da-musica

Next Post

Itapuã fica de fora da programação do aniversário de Salvador

O Festival da Cidade, que celebra os 468 anos de Salvador, começou no último sábado (25) com programação musical, teatro, exposições e arte de rua. Apesar de ser um dos bairros mais famosos e populosos da capital, Itapuã ficou de fora da programação. No primeiro fim de semana, os bairros do […]