Que venha o Carnaval

Saulo Miguez

coluna-pense-nisso

Janeiro se despediu dos moradores de Itapuã em grande estilo. No último dia do mês aconteceu a Lavagem do bairro, a última antes do carnaval, e esta transcorreu sem grandes transtornos. Os cerca de 25 mil pessoas que participaram da festa puderam vivenciar os momentos sagrados e profanos da comemoração em relativo clima de paz e sem a tensão que, infelizmente, acompanha festas desta natureza.

Outra grata surpresa do festejo aconteceu na manhã seguinte à lavagem. Diferente do que aconteceu nos anos anteriores, a quantidade de lixo deixada nas vias públicas – sobretudo no trecho da orla que vai da Sereia até Piatã – foi menor do que nos anos anteriores; ainda que pudéssemos encontrar latas, garrafas e demais resíduos produzidos durante a festa, mas, em quantidade já um tanto reduzida em comparação com os outros anos. Esperamos que este avanço seja crescente e que possamos encontrar cada vez menos lixo nas nossas ruas.

Dois dias após a Lavagem das Escadarias de Nossa Senhora da Conceição, a cidade se envolveu com a festa de Iemanjá, e todos os soteropolitanos, independente de credo, culto ou religião que siga, reverenciou de alguma maneira a Rainha do Mar. Os moradores de Itapuã, que são intimamente relacionados com o mar, também prestaram suas homenagens ofertando flores e fazendo votos de boa sorte e pedidos de bênção para a Iemanjá.

Chegamos então à semana do carnaval, a festa que leva para o mundo o nome da nossa cidade e é sinônimo de alegria para aqueles que dela participam. No entanto, em meio a todos os festejos carnavalescos surgem situações que mancham a imagem da festa e, consequentemente, da nossa cidade. Porém, há de se esperar que o clima de paz que vem acompanhando os festejos de verão se estenda aos dias de carnaval e que os foliões levem da festa apenas boas lembranças e o desejo de retornar em 2014.

Next Post

Prefeito faz visita ao bairro de Itapuã nesta quarta

O prefeito ACM Neto vai despachar na manhã desta quarta-feira (6) no bairro de Itapuã. Segundo informações da assessoria da prefeitura, a partir das 9h, ele vai ao Mercado Municipal, Escola da Lagoa do Abaeté, Feira da Av. Dorival Caymmi, Canal da Beira Rio e 7° Centro de Saúde Professor […]