Sabadeira Musicada propõe cultura e diversão gratuita através da música

Com a proposta de capacitar e apresentar um pouco sobre o mundo da música, a Oficina de Muita Música realiza mais uma edição da Sabadeira Musicada, no próximo sábado (06/09). O encontro é aberto para a comunidade e faz parte do calendário de comemorações dos 21 anos da Casa da Música, envolvendo muito som, cultura e diversão.

Segundo o músico e organizador do encontro, Fábio Shiva, o projeto Sabadeira Musicada acontece desde o ano passado, com participações de convidados e amantes da música que frequentam a Oficina. Semelhante à uma aula aberta, acontece a cada dois meses, sempre no primeiro sábado do mês. “Será um evento aberto para quem queira tocar, cantar. É um show onde abolimos o conceito de plateia, pois todo mundo participa”, diz.

“Viver a experiência da música em qualquer nível é algo que sempre vai somar. Na última Sabadeira tivemos uma oficina de construção de instrumentos musicais com sucata. A plateia participou da construção e depois tocou com a gente, o que é muito bacana”, completa Shiva.

Para o próximo sábado, estão confirmadas as presenças especiais de Pires Piêtra, Fá Ribeiro, Zeca Araújo, Kal Rabello e Paulo Roberto, a partir das 15h.

Durante o evento será possível também adquirir um livro ou passar um adiante, através da ação PULA (Passe Um Livro Adiante). “Começamos com a ideia na internet, onde conseguimos circular mais de 1.500 livros pelo Brasil. Agora, teremos a oportunidade de realizar a ação de forma presencial”, reforça o músico.

Oficina de Muita Música

No início, a Oficina de Muita Música era destinada apenas à prática do violão, mas atualmente outros instrumentos como saxofone, pífano, percussão são incorporados nas aulas. “Pessoas com diferentes níveis de conhecimento em violão tocam juntas e assim podem interagir”, explica Fábio Shiva.

Um dos diferenciais da Oficina, que acontece às segundas-feiras na Casa da Música, está no método por etapa, bem como o aprendizado coletivo. Para participar, basta levar seu instrumento musical.

“O aluno começa com a paleta verde, quando tem o primeiro contato. À medida que ele aprende a tocar cinco músicas, ele pode passar para o próximo nível, da paleta azul. Nesse nível ele precisa aprender cinco ritmos, além de afinar o violão. Quando esta fase é concluída, o aluno já está apto para passar para a paleta amarela, cujo objetivo é aprender a tocar peças instrumentais, como o violão erudito e outros ritmos. Ao chegar na próxima paleta, a laranja, o aluno se torna um monitor e assim passa a compartilhar o que aprendeu”, sustenta Shiva.

De acordo com o músico, tocar coletivamente acelera o aprendizado. “O nosso lema é: vou aprender a ler para ensinar meus camaradas. Todos são alunos e professores de todos”, finaliza.

sabadeira musicada

SABADEIRA MUSICADA

Data: Sábado 06/09/14

Horário: 15h00

Local: Casa da Música (Parque do Abaeté, s/n) – Itapuã – Salvador – BA

ENTRADA FRANCA

Para mais informações:
(71) 3116.1511 / 3249.8503

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Prefeitura-bairro de Itapuã realiza inscrições para programa que beneficia crianças

O Programa Primeiro Passo, que tem como objetivo beneficiar com apoio financeiro crianças em idade de creche e pré-escola, iniciou as inscrições nesta Segunda (08/09). O agendamento pode ser feito pelo telefone 156 ou em unidades escolares e prefeituras-bairro, de Salvador. Em Itapuã, a inscrição pode ser feita na Prefeitura-bairro, […]