Samba do Seu Reginaldo sacode a comunidade itapuãzeira há 13 anos

Um batuque que leva ao balanço e desperta o verso na ponta da língua, lançado numa roda de amigos. Esse pode ser o resumo mais singelo do samba na sua essência, mas sem dúvidas é carregado de representações. Em Itapuã, o estilo que nasceu com a vila de pescadores, tem como um dos nomes, o compositor Reginaldo Souza (71), mais conhecido como Seu Regi. O músico reúne um repertório com cerca de 40 músicas com a temática do bairro, gravadas inclusive, por cantores brasileiros, como Juliana Ribeiro.

seu regi
Seu Regi

Com participação de duas canções no primeiro disco das Ganhadeiras de Itapuã, Seu Reginaldo conta que a veia para o samba foi revelada cedo. “Desde criança eu fazia paródia, inventava rima com meus amigos. Eu gosto mais do samba, mas tenho composições em bolero, marcha, entre outros”, afirma.

A fama do sambista começou a ser consolidada com a fundação do bar Rumo do Vento, em 1985. Segundo ele, o local se tornou popular, principalmente por causa de uma festa especial dedicada à São Lourenço, que era realizada no bar no mês de agosto. “Isso foi atraindo as pessoas, principalmente as que eram ligadas à música”, diz Seu Reginaldo.

Há 13 anos, o Rumo do Vento é uma das referências do samba de raiz de Itapuã, por conta do encontro que acontece sempre na segunda sexta-feira de cada mês. “É um momento de muita alegria e respeito, como uma grande família. Tocamos música boa, como Paulinho da Viola, Cartola, Valdir Lima”, acrescenta.

rumo do vento 2

Embora seja uma grande festa a cada edição, Seu Reginaldo ressalta que o samba vem perdendo força na Bahia. “Se o samba nasceu na Bahia, deveria estar mais forte aqui. Gosto muito do samba de roda, mas parece que as pessoas não valorizam muito. O que é feito ainda é pouco”, finaliza.

Excepcionalmente este mês, o samba do Seu Reginaldo acontecerá na primeira sexta-feira, hoje (04/07). A comunidade itapuãzeira pode esperar o agito do Grupo Botequim, após o jogo Brasil x Colômbia, a partir das 21h30. O Rumo do Vento fica na Rua Alto da Bela Vista de Itapuã.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Ganhadeiras de Itapuã participam de festival com atrações nacionais e internacionais

Depois de gravarem o primeiro disco recentemente, as Ganhadeiras vão levar um pedaço de Itapuã para o festival de música percussiva PercPan, que acontece entre os dias 25 e 27 de julho, em Salvador. O grupo se apresenta na segunda noite do evento, cujo tema acolherá o panorama percussivo feminino. […]