Tartaruga é achada por moradores e resgatada pelo Tamar em Itapuã

Moradores do bairro de Itapuã, em Salvador, encontraram uma tartaruga na tarde desta segunda-feira (19), nas proximidades da Colônia de Pescadores. O animal foi resgatado pouco antes das 14h e levado pelo por membros do Projeto Tamar, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

tartaruga_1

De acordo com o órgão, o animal da espécie tartaruga verde foi encontrado com vida e levado para o centro de veterinária do instituto, localizado na Praia do Forte, em Mata de São João, Litoral Norte da Bahia.

tartaruga_4
Foto: Eric Miranda/G1 BA

Enquanto aguardavam a chegada da equipe do Tamar, os moradores utilizaram baldes com água para tentar refrescar a tartaruga.

O Tamar ainda não sabe quanto mede e pesa a tartaruga, que precisou ser carregada por cerca de sete homens do local onde foi encontrada, na Rua K, nas proxmidades do farol de Itapuã, até o veículo para ser transportada. No centro de veterinária, o animal vai passar por exames.

De acordo com o Tamar, a tartaruga verde, cujo nome científico é Chelonia mydas, também é conhecida como Aruanã e pode chegar a até 143 cm de comprimento e até 200kg. A espécie habita em águas costeiras com muita vegetação, ilhas ou baías onde estão protegidas, sendo raramente avistadas em alto-mar.

Fonte: G1 Bahia

Next Post

Oficinas culturais gratuitas tem inscrições abertas em Itapuã

Com o objetivo de fomentar a cultura afro e o entretenimento em Itapuã, o grupo  Malê Debalê promove oficinas no mês de janeiro. “Trazemos as capacitações a fim de reforçar o valor da cultura negra, bem como incentivar o empreendedorismo. A ideia é que as pessoas saiam das oficinas preparadas […]