5 de setembro de 2020

Televisão francesa mostrará grupo cultural de Itapuã em documentário

Que Itapuã é um dos celeiros da cultura soteropolitana e janela para as histórias que traduzem o Brasil, não é novidade. Agora, o paraíso de Dorival Caymmi chega a outro patamar e será levado para o mundo através de documentário produzido por uma televisão francesa, por meio da Associação Educacional Cultural Recreativa e Carnavalesca Korin Nagô.

O diretor artístico, Jorge Andrade, explica que o convite surgiu por intermédio de um amigo da associação que mora na França e participará da produção. “O trabalho deles tem como tema a Copa do Mundo 2014. Assim, querem mostrar os legados que o evento deixará pra nossa cidade, bem como explorar as histórias de Salvador, cidade onde a seleção da França ficará hospedada. Itapuã foi o lugar escolhido para falar sobre Salvador, visto que é dotado de herança cultural”, afirma.

De acordo com Andrade (57), a associação, criada há quatro anos e sediada na Avenida Dorival Caymmi, possui atualmente grupos de dança, samba de roda e teatro, além da banda Korin Nagô.

“Além do trabalho social, temos oficinas que ensinam crianças e adolescentes a tocar atabaques e percussão. No Carnaval a gente sai com o afoxé Korin Nagô no circuito Batatinha no sábado e na segunda. Já nos festejos de Itapuã desfilamos sexta, terça e quarta-feira de Cinzas, no cortejo da Baleia”.

Andrade destaca que as gravações com representantes do grupo Korin Nagô começam na próxima semana. “Para nós, a participação em um trabalho como esse é muito gratificante”, pontua.

Fonte: ItapuãCity | Camila Barreto