TV Ufba lança documentário sobre As Ganhadeiras de Itapuã; assista

ganhadeirasA TV da Universidade Federal da Bahia (TV Ufba) lança documentário sobre As Ganhadeiras de Itapuã, grupo cultural que desde 2004 trabalha no intuito de valorizar e fortalecer a riqueza da identidade baiana através do resgate de histórias e da musicalidade, em especial o samba.

O programa traz um resgate histórico da Lagoa do Abaeté e da cultura popular ligada à cidade de Salvador, através de imagens e da memória das Ganhadeiras, que traduzem em palavras, ritmos e sons as antigas tradições do lugar.

Na obra, é possível acompanhar as várias gerações de mulheres ao longo da formação do grupo, do sentimento saudosista das mais velhas, passando pela empolgação das mais novas, até os primeiros passos de uma nova geração que busca manter viva a cultura das Ganhadeiras.

A iniciativa cultural surgiu em março de 2004, nos terreiros das casas de Dona Cabocla e de Dona Marininha, onde um grupo de pessoas motivadas pelo interesse no fortalecimento da identidade cultural de Itapuã se reunia semanalmente para trocar informações sobre as antigas tradições do lugar.

As principais consequências daquelas rodas de conversa e samba foram a compilação de um repertório de cantigas e sambas de roda que formou ‘As Ganhadeiras de Itapuã’. O programa integra a grade da TV UFBA, que tem como característica principal a experimentação com a linguagem audiovisual.

Assista abaixo ao documentário:

Fonte: Correio da Bahia

Next Post

Professora lança livro que conta história de rebelião que aconteceu em Itapuã

Foi lançado no último sábado (11), na Livraria Cultura do Shopping Salvador, o livro infanto-juvenil “OBA NIJÔ: o rei que dança pela liberdade” de autoria da professora e pesquisadora Narcimária Correia do Patrocínio Luz com ilustrações do professor, pesquisador e  artista plástico Ronaldo Martins. Baseada em fatos que marcaram a […]