Há 15 anos as Ganhadeiras de Itapuã têm buscado, através de encontros e canções, valorizar a identidade cultural do seu grupo e fortalecer as tradições de festas populares do bairro de Itapuã, em Salvador (BA). Para celebrar sua trajetória, o grupo, formado em sua maioria por ex-lavadeiras da Lagoa do Abaeté, costureiras, amigas de infância e nativas do bairro, irá gravar seu primeiro DVD. O show “Ganhadeiras de Itapuã 15 anos – Um História Cantada” será apresentado na Sala Principal do Teatro Castro Alves, no dia 31 de julho (quarta-feira), às 20h.

“Vamos ficar na história. O audiovisual proporciona isso. Quando alguém entrar na internet, vai achar o nosso registro, vai achar a história do grupo artístico cultural As Ganhadeiras de Itapuã. Daqui a 30, 40 anos também. Eu não sei em que formato estará o audiovisual, mas eu sei que vamos estar lá. Vivas”, enaltece Verônica Raquel das Virgens, integrante das Ganhadeiras.

O DVD será gravado após o projeto ter sido contemplado no edital da Natura Musical. Verônica diz que a produção audiovisual é um ganho para o grupo e está causando “euforia” entre as Ganhadeiras. “A ideia do DVD já vinha há muito tempo. Logo depois da gravação do CD (lançado em 2014), a gente ficava imaginando toda a beleza do CD em imagens, o quão fantástico seria isso. E agora chegou essa oportunidade. Para a gente é mais um ganho, e está causando na gente uma euforia e uma alegria muito grande. A sensação é de realização de um trabalho”.  *BN