Várias ruas e avenidas serão fechadas ou terão o sentido alterado no dia 9 de fevereiro, no entorno da Lavagem de Itapuã, uma das festas de largo mais tradicionais da capital baiana. O planejamento da Transalvador foi publicado na edição mais recente do Diário Oficial do Município, da sexta-feira, 27.
Segundo a portaria, o tráfego de veículos será suspenso na Av. Octávio Mangabeira (trecho a partir da rua Iemanjá), Praça da Sereia, av. Dorival Caymmi (entre a Praça da Sereia e o Banco do Brasil) e rua Aristides Milton (entre a Praça da Sereia e o acesso à Ladeira do Abaeté), das 6h às 19h.
No mesmo horário, a rua Iemanjá (entre a Drogasil e o Condomínio Casa Blanca) terá sentido único, enquanto na Av. Octávio Mangabeira (em direção a Pituba, entre a Drogasil e o Condomínio Casa Blanca), o tráfego em mão dupla.
Quem for de carro precisa ficar atento para não acabar multado. Os motoristas não poderão estacionar nas ruas Iemanjá (lado direito), em Piatã, e Paulo Afonso Baqueiro, em Nova Brasília de Itapuã, entre 0h e 19h.
A Superintendência de Trânsito também vai instalar 16 barreiras fixas nos principais acessos à Lavagem de Itapuã a partir das 4h. Oito delas serão montadas ao longo da Av. Octávio Mangabeira; duas na Av. Dorival Caymmi; duas na rua do Tamarineiro; três na rua Aristides Milton; e uma na Travessa Genebaldo Figueredo com a rua do Gravatá.
Apenas veículos destinados ao serviço público, como Bombeiros, ambulâncias, polícias, terão livre trânsito e estacionamento garantido. A Prefeitura ainda informou que, encerrada a festa, o tráfego voltará à normalidade após concluída a limpeza do local.