Escute e compartilhe esse conteúdo com amigos:
A Embasa acaba de iniciar uma nova frente de trabalho para reforçar o fornecimento de água no bairro de Itapuã, desta vez na rua Alto da Bela Vista. A localidade está passando por intervenções para substituição de 380 metros de rede distribuidora de água de segunda a quinta-feira, das 8h às 17h30, e na sexta-feira, das 8h às 16h, com trechos devidamente sinalizados e conclusão prevista para o final de setembro.
O serviço integra um plano de ações em execução desde o início do ano no bairro que é um importante celeiro cultural da capital, berço de expressões como o bloco afro Malê Debalê e do grupo Ganhadeiras de Itapuã, além de um dos grandes símbolos da música e poesia baianas. Em 2025, a Embasa já investiu mais de R$ 507 mil em ações de melhoria na região.
“O serviço recém-iniciado na rua Alto da Bela Vista é uma substituição de rede que prevê a renovação de 380 metros de tubulações. Após o assentamento dos tubos, logo é realizado o reaterro para minimizar o impacto no trânsito. Em ruas que passaram recentemente por esse tipo de intervenção, já verificamos melhoria na pressão e no abastecimento de forma geral”, informa Antônio Fernando Andrade Lima, gerente regional da Embasa que atende o bairro.
O conjunto de medidas operacionais também inclui manutenção, limpeza e instalação de equipamentos como válvulas, registros e bombas; revisão e substituição de hidrômetros; identificação e retirada de ligações clandestinas; além da detecção de vazamentos ocultos por meio do geofonamento, técnica que capta ruídos da água nas tubulações subterrâneas.
As ruas Beira Rio, 1º de Novembro, Itaperuna e a Ladeira do Abaeté estão entre as localidades que já receberam intervenções da Embasa neste ano. Ainda para este segundo semestre, estão previstas intervenções nas ruas Prof. Souza Brito, Sérgio Carneiro, Fernando Torres e travessa Xangô, além de localidades no Alto do Coqueirinho e em Nova Brasília de Itapuã.

Projeto Caminho das Águas
Além da infraestrutura operacional, equipes comerciais reforçaram as ações em Itapuã ao longo do primeiro semestre com atendimento itinerante, atualização cadastral e negociação de débitos, entre outros serviços. Já na área social, a Embasa “adotou” uma turma do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal do Pescador, onde desenvolve o projeto Embasa na Escola, voltado para o fomento da responsabilidade socioambiental entre os estudantes.
Antônio Fernando ressalta que o bairro foi escolhido como piloto para implementação do projeto Caminho das Águas. Proveniente de acordo firmado entre o Ministério Público da Bahia e a Embasa com o acompanhamento e participação em reuniões da Agersa (Agência Reguladora do Estado da Bahia), o projeto estabelece um plano de ação visando à modernização do sistema de abastecimento local e também como forma de agilizar respostas às demandas coletivas da comunidade.
“Estamos levando ao bairro um conjunto de ações integradas, unindo as áreas operacional, comercial e social da empresa. Além da ampliação das redes e renovação de equipamentos, reforçamos a proximidade com a comunidade para dar respostas mais rápidas e eficazes às suas demandas”, resume o gerente da Embasa.