9 de setembro de 2020

Abertura da Exposição Motumbá Abaeté é destaque no Sarau de Itapuã da Casa da Música

Nesta segunda-feira (10), a Casa da Música realiza mais uma edição do Sarau de Itapuã, às 18h. A noite conta com a abertura da Exposição Motumbá Abaeté, além das apresentações da manifestação cultural Reza do Santo Antônio Andarilho e da cantora Tayná Calmon. A entrada e classificação são livres.

A exposição é um ensaio composto por 8 fotografias coloridas e desenvolvido às margens da Lagoa do Abaeté, tendo como mote a construção simbólica e social do local e da comunidade de Salvador. A proposta visa contribuir também para a conscientização da preservação e memória ambiental e cultural da lagoa. A exposição convida o público feminino de qualquer idade, onde acontecerá um ensaio fotográfico no Parque do Abaeté como forma de experienciar a narrativa da exposição dentro da proposta do projeto.

Em Itapuã, julho é tradicionalmente o mês da Reza de Santo Antônio Andarilho, uma manifestação cultural formado por um grupo de senhoras, liderado por Dona Denise Galo. Durante o ato, são percorridas 13 casas, onde a reza se torna um motivo para o reencontro e o fortalecimento dos laços comunitários. A Casa da Música passou a fazer parte desse roteiro, acolhendo esse movimento espontâneo.

Tayná traz com sua voz melódica um repertório aconchegante, sofisticado, com notas de MPB, Bossa e baladas internacionais. É acompanhada por Alejandro, no violão, jovem músico de grande talento, com influência na música clássica e na Bossa Nova.

O evento, que acontece quinzenalmente há nove anos, já é tradicional na programação do local e, a cada edição, são convidados artistas locais e de outras origens, de diversas linguagens. O formato de Sarau permite a participação interativa do público em uma série de atividades. A realização é da Casa da Música/SecultBA em parceria com a IMA (Independência Musical Associada).

sarau1