Alto índice de roubo de veículos preocupa moradores de Itapuã

Redação

Há algumas semanas, o Varela Notícias fez um levantamento dos bairros onde existem maior ocorrência de roubo de veículos. A Secretaria de Segurança Pública (SSP) registrou, somente no primeiro semestre deste ano, 4.506 casos na capital baiana. A média é de 25 ocorrências por dia. Em primeiro lugar no ranking ficou o bairro de Itapuã, onde foram registradas 562 ocorrências de janeiro até junho deste ano.

O vigilante Benedito de Jesus conta que presenciou cenas de roubo e que, normalmente, as ações acontecem por meio de assalto ao motorista distraído. “Já vi várias vezes [os assaltos], acontece muito por aqui há anos, não é novidade alguma esse bairro estar no primeiro lugar [do ranking de bairros com mais roubos”, relata ao VN.

E o problema é antigo mesmo. No comparativo com o total de ocorrências no ano de 2014, por exemplo, as primeiras posições no ranking de locais mais perigosos para os motoristas permanece a mesma. Itapuã com maior concentração de furtos e roubos (1064), seguido da região de Tancredo Neves (932).

Mesmo aqueles que nunca presenciaram algum roubo ou furto de veículos são cuidadosos, como é o caso do autônomo Raimundo Santana, que coloca corrente no carro para protegê-lo de um eventual roubo. “Todo mundo cuidado sempre. Não pode dar mole aqui”, afirma.

Os assaltantes costumam agir armados e, na maioria dos casos, as vítimas são ameaçadas no momento de embarque e desembarque. Os veículos roubados costumam ter dois destinos: serem utilizados para a prática de outros crimes e/ou para venda clandestina de peças. As ações também costumam acontecer à luz do dia, como em junho deste ano, quando bandidos foram baleados após uma ação criminosa na Avenida Dorival Caymmi.

Procurada pelo Varela Notícias, a Polícia Militar, por meio de uma nota, afirmou que “a 15ª CIPM realiza rondas com viaturas (carros e motos), diuturnamente no bairro de Itapuã. A unidade conta com o apoio operacional da Rondesp Atlântico, que realiza abordagens na região”. Os policiais orientam aos “moradores que observarem suspeitos, ou ações delituosas no local, liguem para o 190 e informem a situação”. “É importante também que registrem a queixa na delegacia da área, pois o policiamento é estabelecido de acordo com a mancha criminal”, conclui a mensagem.

Fonte: Varela Notícias

Next Post

Terça em Movimento parabeniza Vinicius de Morais em alto estilo

Acontece nesta terça-feira (20), a partir das 20h00, na Villa Bahiana, mais uma edição do projeto Terça em Movimento. Com o show “Viva Vinícius”, realizado por Sueli Sodré, Marília Sodré, Raimundo Bentes e Zé Livera, a noite contará com homenagens ao aniversário do poeta Vinícius de Morais e da cantora […]