9 de setembro de 2020

Alunos do Lomanto Junior participam de mediação cultural; conheça o projeto

Os alunos do Colégio Estadual Governador Lomanto Junior, em Itapuã, curtiram uma programação especial e diferenciada na manhã de ontem (12), durante o Sarau Poético, incluso na programação do tradicional Intervalo Cultural, na instituição.

Os participantes conferiram a exposição do palhaço, poeta e arte-educador, Alexandre Varapau, além do cantor Duda, vocalista do renomado grupo Diamba, que se apresentou junto à banda de jovens alunos do Lomanto, intitulada como Neguinhos do Samba de Itapuã.

O Coletivo Jovens Produtores (CJP), responsável pela programação, é composto por alunos da rede pública, assistidos pela A+ Comunidade, por meio do curso de produção e mediação cultural, ministrado pelo produtor educador, Fabiano da Silva, com apoio artístico pedagógico do doutor em educação, Igor Caxambo, que também atua na Cia Pé na Terra, sediada no Espaço Verde, em Itapuã.

Conheça o CJP

A primeira turma do curso foi formada no Colégio Municipal de Pituaçu, através do Projeto Produzir Arte nas Escolas, culminando com a caminhada eco cultural no Parque de Pituaçu, reunindo mais de 300 crianças de quatro escolas municipais do bairro.

A segunda turma foi ministrada debaixo de uma grande árvore a beira da lagoa do Parque de Pituaçu e culminou com a produção do Projeto Domingo na Praça, realizado em parceria com a BIBEX/Fundação Pedro Calmon, gerando a oportunidade para os jovens participarem da Festa Literária de Cachoeira (FLICA) com a produção da banda de palhaços educadores Família Verde Plantão.

Atualmente possui sede fixa no Espaço Verde, em parceria com Centro de Referência e Assistência Social (CRAS) de Itapuã, e mesmo sem contar com apoio financeiro público/privado, o coletivo jovens produtores tornou-se sólido e atuante nas comunidades.

Portfólio CJP

Pituaçu Music; Projeto Produzir Arte nas Escolas; Projeto Domingo na Praça, realizado pela Fundação Pedro Calmon; Projeto Terra do Nunca – Pastoral da Criança; Mediação Cultural para a série de TV “Francisco só quer jogar bola”; FLICA; Lançamento da A+Comunidade em Itapuã e Rota da Independência com passagens pelas cidades de Cachoeira, São Felix e Itaparica. Atualmente o CJP produz a Banda Família Verde Plantão, realiza mediações culturais em escolas públicas, produzem e atuam como jovens educadores em oficinas de arte-educação realizadas pela A+Comunidade.