Aparelho do céu da boca: saiba para que serve e quando é usado

Camila Barreto

Antes de partir para o tratamento ortodôntico como já conhecemos, com bráquetes e fios é importante destacar que o caso de cada pessoa é único, exigindo por vezes, a utilização de procedimentos anteriores. Temos por exemplo, o uso do disjuntor, também chamado de expansor ou o popular aparelho do céu da boca. Tal aparato serve para expandir a arcada superior quando, por falta de espaço, ainda não é possível instalar diretamente o aparelho ortodôntico.

A ideia do tratamento com o disjuntor é consertar a mordida e ganhar espaço na região para todos os dentes se alinharem. A necessidade deste tratamento deve ser identificada ainda na infância. Nessa linha, o expansor palatino deve ser usado apenas por jovens com idade até os 16 anos.

Ao ser colocado, o disjuntor tem duas fases de ação: a fase ativa que libera forças laterais excessivas e dura de 1 a 2 semanas e a fase passiva de contenção que dura no mínimo 3 meses.

Durante a ativação, é possível sentir dores suportáveis. Na fase de adaptação é comum o paciente ter dificuldade na pronúncia de algumas palavras e um aumento na salivação. É recomendada a escovação em toda a extensão do aparelho, bem como bochechos após a escovação. Evitar alimentos duros como por exemplo gelo, balas, chicletes dando preferência aos alimentos macios, também faz parte do tratamento inicial.

Para saber se o seu caso pode exigir o uso do disjuntor, consulte um profissional ortodontista.

A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).

Siga também as redes sociais da clínica:

Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos

Instagram: http://instagram.com/odontomatos

Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.  Aos sábados está aberta das 08h às 12h.

Tel: (71) 2132-1207
E-mail: 
atendimento@odontomatos.com.br

Fonte: OdontoMatos

Next Post

Faça você mesmo? Estamos nessa

No último dia 10 teve início o programa Ouvindo Nosso Bairro. Uma iniciativa da prefeitura de Salvador que tem por objetivo conhecer as principais demandas de cada região da cidade, através de consultas públicas, para então identificar as 10 prioridades de cada local e com isso traçar os programas de […]