3 de setembro de 2020

Aparelho do céu da boca: saiba para que serve e quando é usado

Antes de partir para o tratamento ortodôntico como já conhecemos, com bráquetes e fios é importante destacar que o caso de cada pessoa é único, exigindo por vezes, a utilização de procedimentos anteriores. Temos por exemplo, o uso do disjuntor, também chamado de expansor ou o popular aparelho do céu da boca. Tal aparato serve para expandir a arcada superior quando, por falta de espaço, ainda não é possível instalar diretamente o aparelho ortodôntico.

A ideia do tratamento com o disjuntor é consertar a mordida e ganhar espaço na região para todos os dentes se alinharem. A necessidade deste tratamento deve ser identificada ainda na infância. Nessa linha, o expansor palatino deve ser usado apenas por jovens com idade até os 16 anos.

Ao ser colocado, o disjuntor tem duas fases de ação: a fase ativa que libera forças laterais excessivas e dura de 1 a 2 semanas e a fase passiva de contenção que dura no mínimo 3 meses.

Durante a ativação, é possível sentir dores suportáveis. Na fase de adaptação é comum o paciente ter dificuldade na pronúncia de algumas palavras e um aumento na salivação. É recomendada a escovação em toda a extensão do aparelho, bem como bochechos após a escovação. Evitar alimentos duros como por exemplo gelo, balas, chicletes dando preferência aos alimentos macios, também faz parte do tratamento inicial.

Para saber se o seu caso pode exigir o uso do disjuntor, consulte um profissional ortodontista.

A OdontoMatos está localizada na Praça Dorival Caymmi, nº 04, sala 10 (Antiga Previna, ao lado da Igreja Católica Nossa Senhora da Conceição).

Siga também as redes sociais da clínica:

Facebook: https://www.facebook.com/odontomatos

Instagram: http://instagram.com/odontomatos

Horários de funcionamento: Segunda a sexta-feira, das 08h às 12h e das 14h às 18h.  Aos sábados está aberta das 08h às 12h.

Tel: (71) 2132-1207
E-mail: 
atendimento@odontomatos.com.br

Fonte: OdontoMatos