Morador nativo do bairro de Itapuã, o Sr. Manoel Bispo, que tem 87 anos, desde os 40 produz trabalhos artesanais feitos com cipó.

cofoBalaios, cestas para baianas, cofos, entre outros produtos, foram produzidos pelas mãos firmes do artesão que conta que aprendeu a arte sozinho. Há dez anos, no período em que viveu na cidade de Camaçari, teve o primeiro contato com a tecelagem artesanal de cipó de dendê, convivendo e observando o trabalho de pessoas próximas que já produziam este tipo de artesanato, com uma técnica e material diferentes do que ele já estava acostumado a trabalhar.

Apenas há cinco anos, Sr. Manoel começou a criar através deste tipo tecelagem, utilizando o que aprendeu com os outros artesãos e elaborando peças que impressionam pela sua qualidade e criatividade.

balaio

O Sr. Manoel acrescenta que a tecelagem se tornou bem reconhecida e valorizada internacionalmente, tendo ele mesmo, inclusive, trabalhos em outros países. Hoje em dia, ele nos conta que o trabalho é totalmente diferente e muito mais elaborado, pois já chegou a criar até mesmo camas, além dos guarda-roupas, mesas, cadeiras, baús, sapateiras, prateleiras, garrafeiras, balcões e outros produtos do mesmo artesanato.

sr manoel”Me sinto muito bem, pois pela minha idade não posso ficar parado, e assim vou vivendo pois gosto muito do que faço” , completa Sr.Manoel, que é um exemplo pela determinação e é querido por todos que o conhecem.

Os valores destes trabalhos variam de R$5,00 a R$500,00, dependendo da altura e largura desejada pelo cliente.

Estes trabalhos podem ser encontrados na Rua Alto da Bela, nº16, próximo a Praça do Coreto. Procurar Sr. Manoel.

CONFIRA ALGUMAS FOTOS