Acontece em Itapuã neste sábado (27), a partir das 8h00, mas uma ação social com atendimentos gratuitos na área de saúde. O evento acontecerá no Casarão do Abaeté (localizado entre a creche municipal Malê Debalê e o campo de futebol).

A iniciativa do Rotary Salvador Itapuã e Associação Brasileira dos Portadores de Hepatite, realizará um mutirão de testes rápidos de Hepatite B e C, direcionado para homens e mulheres com mais de 40 anos. 

A ideia é quebrar o grande silêncio que existe sobre a doença, diagnosticando portadores do vírus, que desconhecem a situação que se encontram. A doença é assintomática até as suas fases mais avançadas e, geralmente, quando o portador percebe os primeiros sintomas, já é tarde demais e a única possibilidade de cura seria um transplante de fígado.

10.000 estádios de futebol , o número de infectados..  

No mundo, há mais de 400 milhões de pessoas que carregam os vírus das Hepatites B e C e, absurdamente, apenas 5% dos casos estão diagnosticados. A Hepatite C mata duas vezes mais do que a AIDS. Somente nos EUA, em 2018, a Hepatite C matou mais do que todas as doenças infecciosas juntas. Mas, se descoberta e tratada a tempo, ela tem cura.