Conheça os lugares que também se chamam Itapuã

becarodriigues
Farol de Itapuã – Salvador-BA

Você sabia que existe uma “Itapuã” em cada região do Brasil e até fora do país? Isso mesmo, além da nossa bela comunidade itapuãzeira, existem outros lugares que curiosamente levam o mesmo nome. Mais surpreendente mesmo é que, ao analisar alguns deles, é possível perceber um pedacinho da nossa Itapuã e da Bahia.

Farol de Itapuã marca encontro da Lagoa dos Patos com o Guaíba
Farol de Itapuã marca encontro da Lagoa dos Patos com o Guaíba (Foto: Arquivo Palácio Piratini/Divulgação)

Em Porto Alegre/RS, por exemplo, existe o Parque Estadual de Itapuã, que possui uma das últimas amostras dos ambientes originais da capital gaúcha. O local é destino certo para quem deseja fugir da agitação, pois é cercado de belezas naturais. São paisagens compostos de morros, praias, lagoas e banhados, além de um grande número de espécies da fauna nativa do estado. No verão, costuma ficar lotado, pois os visitantes buscam a Praia das Pombas, a única aberta ao público. É preciso chegar cedo para entrar.

No estado de Roraima, um município com pouco mais de 8 mil habitantes, criado há 22 anos, recebeu o nome de Itapuã do Oeste. O local tem como tradição festejar no mês de junho, a festa de São João, lembrando o Nordeste. No Dia da Independência,em 07 de setembro, é a Cavalgada da Independência que movimenta os nativos. Nos últimos tempos, o município tem sofrido com constantes alagamentos e enchentes, devido à construção de uma hidrelétrica em região próxima.

Jardim Itapuã é o nome de dois bairros, um em Cuiabá/MT e outro em Piracicaba/SP. Sobre os locais, foram encontradas poucas referências históricas. Foi possível apurar, no entanto, que ambos possuem estrutura comercial, residencial e de entretenimento, com imóveis, supermercados, academias, igrejas, bares, entre outros.

departamento de itapua paisaje 4 senatur
Departamento de Itapúa no Paraguai

Indo um pouco mais longe, mais precisamente, ao Paraguai, descobrimos o departamento de Itapúa (com acento na vogal u mesmo). A Itapuã paraguaia é considerada um dos principais destinos turísticos. Entre as atrações mais famosas estão a Praça de Armas, que possui monumentos e estátuas de personagens históricos nacionais e internacionais, assim como a Praça do Soldado Paraguaio. Outro destaque está na “Zona Alta”, local de compras preferido dos turistas. Em fevereiro, acontece o famoso “Carnaval Encarnaceno”, considerado o mais colorido, organizado e importante do Paraguai.

Fonte: ItapuãCity

Next Post

Desempregados, barraqueiros de Itapuã formam associação

Depois de mais de dois meses sem trabalhar, barraqueiros de Itapuã, que ficaram de fora do processo de revitalização da Orla tomaram uma atitude. Quarenta deles fundaram no último dia 04 de julho, a Associação dos Barraqueiros e Vendedores Ambulantes de Salvador. Para os barraqueiros, a formação de uma entidade […]