5 de setembro de 2020

Conheça os lugares que também se chamam Itapuã

becarodriigues
Farol de Itapuã – Salvador-BA

Você sabia que existe uma “Itapuã” em cada região do Brasil e até fora do país? Isso mesmo, além da nossa bela comunidade itapuãzeira, existem outros lugares que curiosamente levam o mesmo nome. Mais surpreendente mesmo é que, ao analisar alguns deles, é possível perceber um pedacinho da nossa Itapuã e da Bahia.

Farol de Itapuã marca encontro da Lagoa dos Patos com o Guaíba
Farol de Itapuã marca encontro da Lagoa dos Patos com o Guaíba (Foto: Arquivo Palácio Piratini/Divulgação)

Em Porto Alegre/RS, por exemplo, existe o Parque Estadual de Itapuã, que possui uma das últimas amostras dos ambientes originais da capital gaúcha. O local é destino certo para quem deseja fugir da agitação, pois é cercado de belezas naturais. São paisagens compostos de morros, praias, lagoas e banhados, além de um grande número de espécies da fauna nativa do estado. No verão, costuma ficar lotado, pois os visitantes buscam a Praia das Pombas, a única aberta ao público. É preciso chegar cedo para entrar.

No estado de Roraima, um município com pouco mais de 8 mil habitantes, criado há 22 anos, recebeu o nome de Itapuã do Oeste. O local tem como tradição festejar no mês de junho, a festa de São João, lembrando o Nordeste. No Dia da Independência,em 07 de setembro, é a Cavalgada da Independência que movimenta os nativos. Nos últimos tempos, o município tem sofrido com constantes alagamentos e enchentes, devido à construção de uma hidrelétrica em região próxima.

Jardim Itapuã é o nome de dois bairros, um em Cuiabá/MT e outro em Piracicaba/SP. Sobre os locais, foram encontradas poucas referências históricas. Foi possível apurar, no entanto, que ambos possuem estrutura comercial, residencial e de entretenimento, com imóveis, supermercados, academias, igrejas, bares, entre outros.

departamento de itapua paisaje 4 senatur
Departamento de Itapúa no Paraguai

Indo um pouco mais longe, mais precisamente, ao Paraguai, descobrimos o departamento de Itapúa (com acento na vogal u mesmo). A Itapuã paraguaia é considerada um dos principais destinos turísticos. Entre as atrações mais famosas estão a Praça de Armas, que possui monumentos e estátuas de personagens históricos nacionais e internacionais, assim como a Praça do Soldado Paraguaio. Outro destaque está na “Zona Alta”, local de compras preferido dos turistas. Em fevereiro, acontece o famoso “Carnaval Encarnaceno”, considerado o mais colorido, organizado e importante do Paraguai.

Fonte: ItapuãCity