A comunidade itapuãzeira e sambistas de toda a cidade poderão participar neste domingo (04/03) da reinauguração do Espaço Rumo do Vento, localizado na Praça do Coreto, em Itapuã. O evento começa às 9h da manhã com a pintura decorativa do espaço pelo artista Ives Quaglia, e a partir das 11h o Grupo Botequim anima os participantes com muito samba de raiz e uma deliciosa feijoada.

O Espaço Rumo do Vento foi fundado pelo sambista Seo Reginaldo em 1985. Segundo ele, o local se tornou popular, principalmente por causa de uma festa especial dedicada à São Lourenço, que era realizada no bar no mês de agosto. “Isso foi atraindo as pessoas, principalmente as que eram ligadas à música”, diz Seu Reginaldo.

Com o processo de requalificação da Praça do Coreto, iniciado em 2015, o Espaço Rumo do Vento foi demolido pela Prefeitura. Entretanto, com a ameaça de extinção do local, a comunidade se organizou e lutou para que o Espaço fosse também fosse requalificado e mantido. A praça foi reinaurgurada em junho de 2016, mas o Espaço Rumo do Vento continuou sendo reformado pela própria comunidade.

Há mais de uma década, o Rumo do Vento é uma das referências do samba de raiz de Itapuã, por conta do encontro que sempre acontecia na segunda sexta-feira de cada mês. “Era um momento de muita alegria e respeito, como uma grande família. Tocávamos música boa, como Paulinho da Viola, Cartola, Valdir Lima”, acrescenta Seo Regis.

Embora seja uma grande festa a cada edição, Seu Reginaldo ressalta que o samba vem perdendo força na Bahia. “Se o samba nasceu na Bahia, deveria estar mais forte aqui. Gosto muito do samba de roda, mas parece que as pessoas não valorizam muito. O que é feito ainda é pouco”, finaliza.