5 de setembro de 2020

Festa de Itapuã contará com espaço de convivência para filhos de ambulantes

A tradicional festa de Itapuã, que acontece na próxima quinta-feira (16), contará com um espaço de convivência para acolher filhos de ambulantes que vão trabalhar na festa e menores flagrados em situação de trabalho.

A unidade será instalada pela Semps (Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza) na Escola Municipal Manuel Lisboa, localizada na rua Antonino Casaes, s/n, Itapuã. O funcionamento será das 8h às 17h. O local é preparado para abrigar temporariamente crianças e adolescentes com idades entre 0 e 17 anos.

A capacidade de atendimento oficial do espaço destinado à festa de Itapuã é de 30 menores, podendo ser estendido de acordo com a demanda. No local, todos os acolhidos são monitorados por uma equipe multidisciplinar, composta por pedagogos, psicólogos e assistentes sociais, num total de 21 profissionais.

Todos os acolhimentos serão efetuados mediante a abordagem do educador e ou representante dos órgãos de proteção e defesa da criança e do adolescente, salvo em situações excepcionais, onde o trabalho infantil possa ser confirmado.

Na véspera da festa, uma equipe da Semps será designada para a escola que será transformada em espaço de convivência. Todo o local é adaptado em nichos aptos a receber os pequenos. Dessa forma, salas de aula viram um espaço lúdico, com brinquedos adequados para cada idade. Outro cômodo é adaptado para receber exibições de TV, filmes e karaokê.

São utilizadas ainda as quadras de esportes e áreas verdes dos colégios, para realização de ações do Ruas de Lazer – programa que promove atividades esportivas, com pula-pula, golzinho, totó, basquete, vôlei, entre outros.