13 de julho de 2020

Filme sobre os pescadores de Itapuã será exibido na Casa da Música

Na segunda-feira (30/11) será realizada mais uma edição do Sarau de Itapuã, a partir das 18h00, na Casa da Música. Na ocasião, o público contará com a exibição do filme “Peixe Homem”, baseado na história dos pescadores de Itapuã.

Ao longo de 55 minutos o filme apresenta o universo da pesca artesanal ou pesca de espera, da forma que ela é praticada por pescadores da Colônia de Pesca Z-6, de Itapuã, Salvador, Bahia.

Pai Velho, Néu, Davi e Lamparina são os protagonistas. Bino e Cacetinho dão apoio logístico. Dois barcos saem ao mar e vão ao pesqueiro Pai Bastião, quatro milhas náuticas ao largo do farol de Itapuã. Navegar, localizar o pesqueiro, fundear, lançar anzóis, engodo, iscas, observar o tempo, a lua, a corrente e a maré. Pensamento estratégico, táticas, reflexões sobre a condição de pescador, expectativas de futuro, sensibilidades, alegrias de viver.
Isso é o resumo de Peixe Homem, documentário de 55 minutos, realizado por uma parceria entre um diretor, um produtor, os técnicos e os pescadores. Sem apoios oficiais, só com trabalho voluntário. Um roteiro que se escreveu durante a ação de pescar. Não perca.

Ficha técnica:
Projeto, direção e montagem: Roberto Duarte
Produção: Chico Argueiro – Argueiro Veloso Comunicações e Associados Ltda.
Direção de Fotografia – Márcio Soares
Sonorização – Napoleão Cunha
Produção de Campo – Cabrito

12248876_991452977563212_1951280734_n